Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de abril de 2010

COMEMORAÇÕES DO DIA DA TERRA - "EXPOSIÇÃO ITEREI FLORA 2010"


1793 -Bibliografia BECE

Aliança BECE-RECOs

Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

Recomendamos este excelente trabalho realizado pela ambientalista, Léa Corrêa Pinto, para nossos alunos, pesquisadores e interessados no estudo aprofundado da biodiversidade e sua importância na valoração dos bens ambientais.

Profª Econ. Amyra El Khalili - Corecon MG 7053
Economia Socioambiental (Aliança RECOs)

" Iterei Flora por N. Gruberger"

DIA DA TERRA 2010 ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Biodiversidade é vida. Biodiversidade é nossa vida.

http://ngiterei.sites.uol.com.br/2010ItereiFlora/1.htm

Com o objetivo de chamar a atenção dos governantes e da população para a necessidade de preservação da vida em nosso Planeta, a ONU elegeu 2010 como o Ano da Biodiversidade. Iterei, participa deste movimento global e celebra o Dia da Terra 2010 Earth Day, apresentando globalmente a exposição digital " 2010 Iterei Flora por N. Gruberger. Biodiversidade é vida. Biodiversidade é nossa vida. ".

A exposição aqui situada http://ngiterei.sites.uol.com.br/2010ItereiFlora/1.htm resgata a Exposição Pioneira de Imagens Digitais "Itereí Flora Por Gruberger" apresentada de dezembro a janeiro de 1996, no Centro Universitário Maria Antônia pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Fazenda Itereí, destarte difundindo a todos a beleza da vida no nosso planeta com realce à Mata Atlântica, do sudeste de S. Paulo. É um grito silencioso pela não fragmentação das cabeceiras da Serra do Mar - Bacia do Caçador/Itereí, ameaçadas pela duplicação da BR-116 em pistas divididas, formando uma ilha de Mata Atlântica.

A coordenadora de Iterei, a pedag. Léa Corrêa Pinto, enfatiza que segundo dados das Nações Unidas uma em cada cinco espécies de animais do planeta está ameaçada de extinção. Reviver e promover virtualmente a exposição digital "Itereí Flora Por Gruberger" é conectar o indivíduo ao mundo natural, e sugerir através destas imagens e texto uma motivação para conhecer, gostar , reconhecer e defender a biodiversidade que contribue para o bem estar humano através de seus múltiplos aspectos.

Histórico Exposição

O informativo de imprensa de Centro Universitário Maria Antônia da USP noticiou em 1996, " Itereí apresenta em primeira mão nossa Mata Atlântica na Internet pelas imagens digitais de Gruberger. http://www.lsi.usp.br/econet/image/iterei . São 25 imagens digitais de Gruberger que nos introduzem no universo dinâmico e mágico da florística . A fazenda Itereí é uma reserva particular de fauna e de flora, e faz parte remanescente da milenar mata atlântica... Dentro do Projeto Itereí, as artes são encaradas como sendo uma forma de interação com a pesquisa , a educação ambiental e o ecoturismo. Gruberger é fotógrafo, arquiteto e ecologista. Através de suas imagens ele mostra a relação holística existente entre as pessoas e o mundo natural. Os recursos do transmudamento eletrônico levam as imagens para outras dimensões. Itereí é mais um testemunho da necessidade de defesa da ecologia. Neste sentido, as imagens de Itereí Flora são como um grito de alerta (silencioso). ... Um projeto diferenciado e reverenciado. Prof. Dr. Aziz Ab' Saber "

O convite de Iterei Flora em 1995, traz várias citações entre elas a realizada pelo Prof. Dr. José Rubens Pirani- Depto de Botânica Instituto de Biociências- USP, referente a sua visita em Abril de 1994 à Iterei, juntamente com o hoje Prof. Dr. Ricardo Francischetti Garcia, ocasião em que foi realizada ampla coleta de plantas na floresta de Iterei para estudos científicos concernentes ao levantamento da flora do Estado de São Paulo "... A Floresta existente na Fazenda Itereí representa um considerável remanescente de floresta atlântica, tanto pela grande área que ocupa como pelo excelente estado de conservação e grande riqueza de espécies vegetais e animais. A manutenção desta floresta primária é de extrema importância visto a grande destruição já perpetrada contra a vegetação natural do Estado. Além disso, sendo uma floresta instalada sobre encostas e topos de morro da Serra de Paranapiacaba , ela é protetora de várias nascentes locais, e a fauna também deve ser considerada como tendo condições ideais de sobrevivência. "

Pioneirismo Digital

A Exposição Digital ITEREI FLORA na ECONET,Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Escola Politécnica e dentro deste o ECONET. O histórico do LSI/USP, conforme pesquisa de foi pioneira e inédita, assim como foi o próprio site do Léa Corrêa Pinto, em Abril de 2010 é assim descrito nesta página (instalada em 2000 e revisado em 2005), http://www.lsi.usp.br/_reeng2/por/ajuda/sobre.htm#CRED : " Primeira versão do site do LSI - Em 1994, a web foi introduzida no LSI por Rodrigo Siqueira, um aluno de graduação da Engenharia Elétrica. Ele desenvolveu a primeira versão do web site oficial. No começo, a web era simples, as conexões mais lentas e o meio inexplorado. As páginas eram feitas sob demanda, quase que isoladamente uma das outras. Não havia preocupação com o projeto, nem com a arquitetura de informação. A Internet era utilizada principalmente por universidades e as páginas eram feitas em inglês para facilitar o intercâmbio de informação com outros países." ITEREI FLORA, a partir de 1996 recebeu hospedagem no LSI/USP/ECONET no período em que citando a mesma fonte " RODRIGO SIQUEIRA . Nosso primeiro webmaster. Desenvolveu o primeiro site do LSI, introduziu o uso do navegador Mosaic e, posteriormente do Netscape, na época em que a web era simples, as conexões mais lentas e o meio inexplorado. Fez exploração da linguagem do novo meio com o desenvolvimento de páginas que ficaram muito tempo no ranking das mais visitadas (http://www.lsi.usp.br/~rodrigo/). Entre elas: as páginas sobre o Conde de Lautremont, páginas sobre poesia Haiku (japonesa) e criou o espaço experimental BitNik . Fez experiências com VRML. Também desenvolveu páginas para outras entidades sediadas no servidor web do LSI como as primeiras páginas da PRODESP (Companhia de processamento de dados do estado de São Paulo), da ECONET e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo-Brasil. "


Rodrigo Siqueira, sócio-fundador da INSITE, uma empresa de soluções para internet, 100% Brasileira que é hoje uma referência no mercado , desenvolvendo know-how integrado as modernas ferramentas de software livre (Linux / PERL / JAVA / MySQL e outros) largamente utilizadas em todo o mundo. Rodrigo Siqueira entrevistado aos 19/10/97 por Rodrigo Arco e Flexa do JT WEB relata " O apoio que tive do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Escola Politécnica, foi muito importante. Era estagiário no laboratório e tinha acesso completo à Internet. Meu orientador, Marcelo Zuffo, e a equipe do LSI me deram todos os recursos para fazer o que quisesse. Mas não existia apoio oficial. Quase ninguém se interessava pela rede na universidade. Acabei fazendo as primeiras 400 páginas da USP na Internet. Era uma forma de provocar as unidades para que elas tomassem a iniciativa de colocar suas informações na rede. Depois de mais ou menos um ano a WWW passou a ser organizada pelo próprio pessoal da universidade. Foi criado o USP on Line e agora várias unidades têm servidores.

Itereí Flora Por Gruberger no Centro Universitário Maria Antônia pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Fazenda Itereí, é parte histórica desde 1996, destas primeiras 400 páginas no SITE da Universidade de São PAULO com introdutórias em Português e Inglês “ Exhibit of Digital Images. ITEREÍ FLORA by Gruberger - Fazenda Itereí is a private threatened wildlife reserve, located within the remaining primitive Brazilian Atlantic rainforest “, e posteriormente pode também ser visitada, na segunda fase do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP, neste link http://www.lsi.usp.br/econet/image/iterei/eiternet.html

Contudo, as imagens digitais em sua forma original da Iterei Flora, foram perdidas quando a ECONET em seu formato prévio, no início da atual década, saiu da ar, para reabilita-las foi procedida em 2010, a redigitalização parcial daquelas obras - ainda disponíveis neste momento - de arte digital impressas sobre papel, quando expostas no Centro Universitário Maria Antônia, no período de dezembro 1995 a Janeiro de 1996.


Iterei Flora por N. Gruberger 2010


BIODIVERSIDADE É VIDA: UM PLANETA. UM FUTURO. MUITAS ESPECIES. BIODIVERSIDADE É NOSSA VIDA.


Hoje, "Itereí Flora por N. Gruberger", acoplada à documentação do seu histórico, reiterando gratidão a todos apoiadores e lume `a colaboração voluntária de notórios membros da comunidade acadêmica paulista, pode ser apreciada, na atualíssima REDE SOCIAL NING, na forma de slide show, na página de ITEREI, dentro da comunidade EARTHDAY NET: http://earthday.ning.com/photo/photo/slideshow?albumId=1734264:Album:100730


A exposição digital atual " Itereí Flora por N. Gruberger", segundo Léa Corrêa Pinto, é parte da nossa celebração ao DIA da Terra 2010, salientando o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 "UM PLANETA. UM FUTURO. MUITAS ESPECIES.", neste Ano Mundial da Biodiversidade com vistas a alertar para a perda acelerada da biodiversidade com consequências para a vida no planeta, e demonstrar que a sociedade como um todo, participativamente, está atuando para assegurar o uso sustentável da biodiversidade agora e no futuro.

Fontes: Websites ONU, UNEP, CBD,LSI/USP,INSITE e Documentos da Exposição

Summary: " The ITEREI International Year of Biodiversity Events on the theme- Biodiversity is life. Biodiversity is our life - starts wiht the " 2010 Iterei Flora by N. Gruberger" " a Digital Rainforest Images Exibition - which is a revival of the pioneer digital images exibition that took place at Centro Universitário Maria Antônia pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Fz. Itereí - São Paulo , Brasil ,1995. The present 2010 version, ligths up its historical documents and aspects and is linked to Iterei 2010 Earth Day Celebrations. The " 2010 Iterei Flora by N. Gruberger" is a silent alert to save the Rainforest Cassador Basin/ Iterei on the top of the Atlantic Costal Range from fragmentation by duplication of Br116 by divided lanes. Protecting earth is a shared responsability for the commom benefit . Pedagogue Léa Corrêa Pinto


Iterei - Br-116 Régis Bittencourt KM 350 SP BR ngiterei@uol.com.br W47013' x S24003'

Iterei Flora por N. Gruberger 2010


BIODIVERSIDADE É VIDA: UM PLANETA. UM FUTURO. MUITAS ESPECIES. BIODIVERSIDADE É NOSSA VIDA


A Aliança RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, tem por missão contribuir com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e viável economicamente desde o Brasil, implantando mercados emergentes sócio-ambientais a serem controlados pela sociedade brasileira baseados na democratização da informação, com a reunião de pessoas interessadas numa economia mais solidária, ética e comprometida com as atuais e futuras gerações.

Atende às reivindicações da Agenda 21 - Pense Globalmente e Aja Localmente, pela conscientização da responsabilidade social empresarial, comércio justo em diversos programas educacionais, de pesquisa, ciência e tecnologia.


Acesse gratuitamente o e-book "Commodities Ambientais em Missão de Paz - Novo modelo econômico para América Latina e o Caribe" Link:
http://amyra.lachatre.com.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br