Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2010

VÍDEO MOSTRA A TRAJETÓRIA DA LUTA DOS ÍNDIOS DO XINGU X BELO MONTE

Vídeo do ISA sobre Belo Monte está no You Tube

23/04/2010

A trajetória de luta dos índios do Rio Xingu contra a construção da usina de Belo Monte e de outras, planejadas para o Rio Xingu, é o tema do vídeo produzido pelo ISA. O documentário Xingu, A luta dos povos pelo rio reúne cenas históricas desse processo, iniciado em Altamira (PA), em 1989, e resgata os principais lances, até os dias de hoje, de uma batalha que se arrasta há mais de 20 anos.

As manifestações e protestos dos povos indígenas e ribeirinhos que vivem no Rio Xingu, no Pará, intensificaram-se a partir do ano passado com a apresentação de um novo EIA/Rima sobre a usina de Belo Monte, com a realização de audiências públicas naquela região. No início deste ano, o Ministério do Meio Ambiente concedeu a licença prévia ambiental e a partir daí, reuniões e protestos se sucederam. No mês de abril, uma guerra de liminares concedidas e suspensas, não impediu, afinal, que o leilão fosse realizado no último dia 20. O vídeo Xingu, a luta dos povos pelo rio resgata a luta dos índios contra a construção de Belo Monte.



Saiba mais sobre a polêmica de Belo Monte.

ISA, Instituto Socioambiental.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. CEJORAMA M NUNES27 abril, 2010 11:26

    Gostaria de dar uma sugestao, acolha adesao atraves de e-mails de todos os seguidores que pedirão à sua lista para aderirem tambem a este projeto e envie à aqueles do senado que estao neste projeto tão devastador para o nosso planeta, já sabemos à muito que tem outras opçoes de energia, só falta uma boa intençao de nossos parlamentares no congresso para que isso aconteça, para melhorar e preservar o nosso planeta que eh a nossa casa no momento e de nossos filhos, netos, bisnetos. Agradeço por compartilhar com todos voces. Já tem a minha assinatura desde já. JO

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br