Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de maio de 2010

Países latino-americanos buscam acordo sobre caça a baleias

Cenas fortes e repugnantes da caça de baleias (foto: idealismodebuteco.wordpress.com)

Treze países latino-americanos buscavam nesta quarta-feira (19) um consenso para levar à Comissão Baleeira Internacional (CBI), sob pressões de entidades ecologistas que exigem seu apoio nos esforços australianos para proibir totalmente a caça desses animais.


O encontro do chamado Grupo de Buenos Aires, iniciado na terça-feira na Costa Rica com conversas entre cientistas e representantes dos 13 países, contou nesta quarta-feira com a presença do presidente da CBI, o chileno Cristián Marquieira, para analisar uma proposta da Comissão que pretende reduzir a caça às baleias, mas que foi questionada por grupos conservadores.


“Não faço parte do Grupo, tenho uma reunião com eles de algunas horas, respondo a perguntas, faço declarações, ouço. O que mais me interessa é escutar o que têm para dizer e depois vou embora”, disse Marquieira à AFP.


Nesta reunião, 25 entidades ecologistas expressaram que “veem com profunda preocupação o rumo tomado pelo processo de negociação” na CBI, porque sua proposta envolveria levantar a moratória da caça de baleias vigente desde 1986.


A CBI realizará em junho em Agadir, Marrocos, sua 62ª conferência anual em meio de uma ácida disputa com os japoneses, partidários da caça de baleias com fins científicos, e os autralianos e latino-americanos, que querem proibir totalmente a captura desses mamíferos.


No Marrocos, a CBI deve decidir sobre a proposta apresentada pela Comissão em abril, mas a iniciativa é criticada porque faz concessões a Japão, Noruega e Islândia, únicos países que caçam baleias.


Em 1986, a CBI impôs uma moratória por tempo indeterminado à caça comercial de baleias. Entretanto, autoriza cotas de caça com fins científicos.


A CBI autoriza também a caça pelos povos inuit (esquimós).

A Comissão, fundada em 1946, está paralisada pelas disputas entre os países caçadores, que julgam exageradas as ameaças que pesam sobre esses animais, e os protetores, que exigem que a moratória seja mantida.


O encontro do Grupo de Buenos Aires e países observadores conta com a presença de delegados da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. (Fonte: JB Online)/Ambiente Brasil



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br