Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2010

V CARAVANA SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS - EXPEDIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA


V Caravana SOS Encontro das Águas

Convite para expedição técnico-científica

O poeta amazonense, Thiago de Mello e o escritor Tenório Telles em conjunto com o movimento “SOS Encontro das Águas” convidam cientistas, escritores, artistas, professores, comunitários, pescadores, ribeirinhos, políticos, religiosos, estudantes, militantes e jornalistas interessados em preservar os bens comuns do Amazonas para participar da V Caravana Fluvial SOS Encontro das Águas.


A missão da V Caravana Fluvial SOS Encontro das Águas é realizar uma expedição de reconhecimento ecológico, geográfico e social da região do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, formadores do maior rio do mundo, o Amazonas. Ribeirinhos, pescadores, moradores da Colônia Antônio Aleixo e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa do Amazonas serão os guias da expedição que promoverá a integração entre os saberes populares e científicos.


Os ecossistemas naturais e antrópicos, as comunidades, as degradações ambientais de origem pública e privada e os empreendimentos que possam ameaçar a ecologia e a paisagem da inigualável região do Encontro das Águas serão avaliados com a finalidade de subsidiar o Tombamento da área como Patrimônio da Humanidade, a preservação da área como Unidade de Conservação de Uso Sustentável, e ações de recuperação ambiental e paisagística e de sustentabilidade das comunidades locais.

Data: 25 de maio de 2010,

Horário de saída do navio-motor do Porto do CEASA: 8:00 h

Horário de retorno ao Porto do CEASA:

1º opção - 11:30 h (outros militantes possam se integrar a equipe)

2º opção - 17:00 h

Local de saída e retorno: Porto CEASA

Data limite para confirmar presença: 21/05/20010 (sexta-feira) – enviar e.mail para o sosencontrodasaguas@gmail.com comunicando, se possível, o número do celular e se permanecerá na expedição somente no período da manhã ou o dia inteiro.

Plano de Trabalho:

- Manhã- Margear parte do lado esquerdo da região do Encontro das Águas: Ceasa; Siderama; visualizando ilhas do Marapatá e Xiborena; Refinaria, Portos (Janjão etc.); Sitio Geológico Ponta das Lajes (afloramento arenítico e falésia do Mirante Encontro das Águas; Reserva de Patrimônio Natural Nossa Senhora das Lajes (CETAM/BSGI/Soka Gagai); adutora da Ponta das Lajes; Local pretendido para construção do Porto das Lajes; meio do rio no ponto de contato das águas dos dois rios; canal de entrada do Lago do Aleixo; restinga do Lago do Aleixo (margem externa); canal de saída do Lago do Aleixo, Porto Bertoline; Remanso do Boto, Canal de saída do Lago do Puraquequara; retorno pela mesma margem, mas passando por dentro do Lago do Aleixo para visualizar a Colônia Antônio Aleixo, Igarapé da Lenha, Igarapé do Tracajá, Penitenciaria do Puraquequara, Conjunto Aline Lindoso, Indústria Sovel e Lago do Buraco do Oscar; Ceasa.

- Tarde – Margear parte do lado direito da região do Encontro das Águas: Ceasa; Ilhas do Marapatá e Xiborena; Careiro-da-varzea; almoço; Terra Nova, Comunidade de São Francisco e São José.

Observações:

- Solicitamos aos convidados que puderem colaborar com o valor mínimo de R$ 5,00 para as despesas da Expedição.

- Os que permanecerão no período da tarde deverão fazer a gentileza de arcar com o valor de R$ 18,00 para custear seu próprio almoço em uma das comunidades que iremos visitar e que nos servirá peixe (pescado no Encontro das Águas).

Venha colaborar com a geração de conhecimento e a preservação do Encontro das Águas, que milagrosamente resiste aos impactos causados pela industrialização e pelo abandono governamental que não institui políticas de preservação desse manancial que alimenta a vida, a história, o turismo e a poesia do povo do Amazonas !!

Relembramos a todos que a reunião geral do “SOS Encontro das Águas” ocorrerá no dia 22/05/2010, às 15 h no Centro Social do Lago do Aleixo, Comunidade 11 de Maio, Colônia Antônio Aleixo, próximo ao ponto final do ônibus, na margem do Lago do Aleixo.

Movimento Socioambiental “SOS Encontro das Águas”



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br