Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

BALÕES COLOCAM EM RISCO FLORESTAS E NASCENTES NO RIO DE JANEIRO


Batalhão Florestal intensifica combate a balões no Rio de Janeiro

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Batalhão Florestal da Polícia Militar do Rio de Janeiro montou uma força-tarefa para combater a prática de soltar balões, que se intensifica nesta época do ano, com as festas juninas. Neste fim de semana, os policiais, que têm o apoio de agentes da Delegacia do Meio Ambiente do estado, fizeram um sobrevoo pela cidade e registraram mais de 30 flagrantes.

Em uma casa em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, os policiais encontraram uma fábrica de balões. Além da grande quantidade de material para a confecção desses artefatos, havia caixas de explosivos e até um revólver calibre 32. O dono da casa, Dionísio Gomes de Andrade, de 41 anos, foi preso em flagrante e autuado na delegacia do Largo do Tanque por crime ambiental e porte ilegal de arma. Ele pagou fiança e foi liberado.

O comandante do Batalhão Florestal, tenente-coronel Mário Fernandes, disse que os policiais se baseiam nas informações do Serviço de Inteligência e também nos atendimentos do Disque-Denúncia (21 2253-1177) para desencadear as ações.

Segundo ele, de janeiro a junho deste ano, os policiais do Batalhão Florestal já fizeram 82 apreensões de balões e mais de 30 prisões, enquanto durante todo o ano passado foram feitas 68 apreensões e cerca de 20 prisões.

“Não sei por que as pessoas ainda insistem em soltar balões, essa cultura ultrapassada que, além de ser danosa ao meio ambiente, prejudica a aviação civil e o patrimônio público e privado, com incêndios e outros danos”, acrescentou o comandante. Ele enfatizou que a prática de soltar, vender, transportar e fabricar balões é crime ambiental, com pena prevista de até três anos de prisão.

No fim de semana anterior, a queda de um balão em uma área de preservação na zona sul do Rio provocou um incêndio que destruiu o equivalente a quatro estádios de futebol. Moradores do Morro dos Cabritos, da Ladeira do Sacopã e do Corte do Cantagalo, em Copacabana, saíram de suas casas e apartamentos assustados com o calor das chamas, que só foram controladas quase 24 horas depois de iniciadas.

Edição: Juliana Andrade



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. eu vi o video deste balao as pessoas que estavam no balao pularam pra não morrer queimados...
    mas ca entre nos estes baloes que levam fogo oferecem muito risco por isso que eles estao fazendo balao que sobe sem fogo e se mantem no alto com o calor do sol...

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=eXrM0mAW1HQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=eAZcO89nMPs&feature=related

    tem mais videos deste balão pegando fogo e caindo posso estar cego mas ali não me parece ser no Rio de Janeiro?

    pra que menti?
    por que não mostra a verdade!?

    os balões que estão subindo agora são balões ecológicos de papel bio degradável não leva ferro e nem fogo e por não ter fogo não pega muita altura ao ponto de colidir com avião

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br