Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO: NO NORDESTE BRASILEIRO AMAZÔNIA VIRA DESERTO


DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

17 de Junho de 2010


Sua comunidade está enfrentando este problema? O que está sendo feito para evitar?


Desertificação do Nordeste brasileiro já ameaça áreas urbanas

A erosão da terra e o assoreamento dos rios provocados pelo aquecimento global estão transformando partes da Amazônia em desertos.


Enquanto a África perde terras de savana, o Brasil deve ganhar áreas imensas com esse tipo de vegetação. Uma das consequências das mudanças climáticas do planeta será a transformação de parte da Floresta Amazônica em savana. No Nordeste, a paisagem original, que antes lembrava a savana, deve ficar cada vez mais parecida com um deserto.

A desertificação já alcança toda a região do semi-árido brasileiro. No sul do Piauí, a erosão do solo atinge 15 municípios. As plantas estão sumindo. A terra é imprestável. Cientista preveem que esse cenário deve se alastrar e piorar com o aquecimento global .

Os primeiros sinais de enfraquecimento do solo apareceram há quase 50 anos. As várias tentativas de se evitar o aumento da desertificação não deram certo. O resultado é que as voçorocas, que são imensas aberturas na superfície da terra, não param de crescer.

Em Gilbués está a maior área contínua de deserto do Brasil. Um problema que expulsa o homem do campo e já alcança a área urbana do município. “Está chegando cada vez mais próximo da cidade. Os moradores das casas próximas estão ficando com medo. O que eles podem fazer?”, indaga um morador.

A terra levada pela água da chuva mata também os rios. Um rio, no município de Monte Alegre, pode desaparecer. “Era muita água. Foi ficando mais fraco, e tudo aterrou”, conta uma senhora.

Enquanto no Nordeste as áreas de deserto crescem, no Sul e no Sudeste do Brasil, a previsão é outra: eventos extremos como tempestades, tornados e furacões serão ainda mais radicais e acontecerão com mais frequência.

Vídeo exibido no FANTÁSTICO - GLOBO.COM - Dia 04/06/2010


SAIBA MAIS SOBRE DESERTIFICAÇÃO :

O DESCASO NO COMBATE A DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL:

"Desde o lançamento do PAN-Brasil [Programa de Ação de Combate à Desertificação], em 2004, estamos à espera de algo mais", diz a coordenadora do combate à desertificação no Ceará, Liduína Costa. "Precisamos de mais compromisso dos governos com o tema." (Fonte: Folha Online)

"Nos Estados, a criação dos Planos Estaduais de Enfrentamento da Desertificação, compromisso assumido em 2004, também patina. Até hoje, dos nove Estados atingidos pelo problema, apenas Pernambuco finalizou o documento." (Agência Folha - 03/03/2010)

"A desertificação, certamente, é uma das maiores preocupações dos poucos especialistas que estudam a caatinga. A devastação da vegetação para abastecer o pólo gesseiro causa o empobrecimento do solo, acarretando o problema. Além de transformar a região num deserto, o desmatamento traz como consequência a perda de uma biodiversidade que mal é conhecida." (Desmatamento na Caatinga - SOS Rios do Brasil)

"A terra não é mais percebida como ‘nosso chão’, mas como esponja a ser sugada o máximo possível e depois abandonada, rumo a novas frentes de exploração. Isto se torna evidente na cidade em que vivemos (Açailândia), no oeste do Maranhão. Nossa região ainda pertence ao bioma amazônico, mas hoje nada mais nos faz lembrar que aqui, até 30 anos atrás, era floresta." (cuidar de nossa casa - combonianosbne.org)

Dia Mundial de Combate à Desertificação - 17 de Junho

A palavra da ONU sobre a desertificação

O processo de desertificação

Principais problemas da desertificação nas áreas rurais

Desertificação : agricultura pode trazer soluções

Desertificação já atinge 7 estados brasileiros

Grupo Permanente de Combate a Desertificação de Sergipe (GPCD)

Campanha da Fraternidade 2010: "Ekoinonia": cuidar de nossa casa



NOTA IMPORTANTE:

Se a sua comunidade, seu Estado, autarquia, Universidade, ONG, OSCIP ou entidade ambiental está desenvolvendo alguma atividade, programa, projeto ou ações de combate a DESERTIFICAÇÃO, envie as informações, releases, fotos, vídeos para publicação no Blog nesta semana que comemoramos do DIA MUNDIAL CONTRA A DESERTIFICAÇÃO!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br