Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2010

FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE (FUNASA) INAUGURA CENTRO PRÓ QUALIDADE DA ÁGUA NO RJ


Funasa inaugura centro de controle da qualidade da água usada por municípios do estado do Rio

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, inaugurou hoje (22) um centro de análises e estudos do controle da qualidade da água em Casimiro de Abreu, município da região serrana. A Unidade Regional de Controle da Qualidade de Água (Urcqa) é uma alternativa para melhorar o atendimento à população devido a falta de estrutura na região para ações de proteção ambiental. Além do controle do saneamento básico, a entidade pretende fazer do Urcqa uma unidade de referência para estudos ambientais.

São quatro laboratórios - de hidrologia, de espectrofotometria de absorção atômica, físicoquímico e bacteriológico. O complexo também contará com um laboratório móvel. A Funasa investiu R$ 1,2 milhão na construção desse complexo. Inicialmente, 16 municípios das regiões norte, serrana e baixada litorânea, abrangendo aproximadamente 900 mil habitantes, serão atendidos.

Segundo o engenheiro sanitarista Marcos Muffareg, coordenador regional da Funasa no Rio, a unidade vai cooperar com os municípios na vigilância da qualidade da água para o consumo humano, cuidado que pode evitar diarreia, hepatite A, cólera, entre outras doenças.

“Além do monitoramento, a unidade terá a função de capacitação de técnicos dos municípios e do governo do estado. Queremos trabalhar com universidades e centros de formação para ampliar o número de técnicos que trabalham com o controle de qualidade de água”, disse Muffareg.

O coordenador da Funasa oferece o espaço dos laboratórios e do Centro de Capacitação em Saneamento (Cecap) implantado no complexo para a atuação de universidades em pesquisas. “A Fundação Oswaldo Cruz já acenou com a possibilidade de usar os laboratórios e espera-se que a partir da inauguração surjam mais instituições interessadas. O complexo já tem instalados mais de 80% dos equipamentos previstos”, disse.

Edição: Vinicius Doria



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br