Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2010

CIDADES COSTEIRAS DO ESPÍRITO SANTO SOFREM COM AVANÇO DO MAR

Em Vila Velha, moradores usam sacos de areia
para conter o avanço do mar
(Foto: Reprodução/TV Gazeta de Vitória)

Mar avança e causa prejuízos em cidades do Espírito Santo

O avanço do mar provoca prejuízos em algumas cidades do Espírito Santo. Moradores e comerciantes ficam preocupados com a destruição das ruas e a diminuição das praias.

Em Vila Velha (ES), o mar destruiu a estrada e derrubou coqueiros no bairro Ponta da Fruta. Comerciantes montam barreiras com sacos de areia para conter o avanço do mar.

Em Vitória, a erosão prejudica a paisagem na Curva da Jurema.

Em Guarapari (ES), um paredão com cerca de 2 metros de altura se formou por causa da erosão. Pedaços do calçadão foram arrancados. Muitos quiosques na praia estão perto de desabar e foram abandonados.

Em Marataízes (ES), moradores da Praia da Colônia sofrem com os estragos causados pela ressaca do mar. Moradores compram caminhões de pedra e areia para conter a maré e evitar que as casas sejam atingidas.

Em Itaipava (ES), uma barreira de pedra foi construída perto da estrada para evitar que o mar leve o asfalto.

Em Piúma (ES), trechos da calçada e da ciclovia estão tão danificados, que o pedestre não tem como passar.

No Norte do estado, no município de Conceição da Praia (ES), casas foram destruídas. Em um restaurante, o teto desabou e rachaduras aparecem por todos os lados.

Obras – A Prefeitura de Vila Velha informou que estão sendo feitos estudos para decidir o que fazer, junto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e o Ministério do Meio Ambiente.

Em Vitória, o projeto para recuperação da Curva da Jurema já está em fase final de aprovação. Durante as obras, a areia será retirada do fundo do mar e trazida para a praia por uma balsa.

A Prefeitura de Guarapari disse que vai realizar obras de contenção.

A assessoria da Prefeitura de Marataízes disse que está tomando providências para conter o mar. Em Itaipava, a recuperação da orla deve acontecer em até 90 dias.

Já em Piúma, a Secretaria de Obras informou que existe um projeto para recuperação de toda a orla, e que os serviços serão licitados ainda este ano. (Fonte: G1)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br