Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2010

COLETOR DE ESGOTOS EM CABO FRIO EVITARÁ ESGOTOS NA LAGOA DE ARARUAMA

Fotos obras do cinturão - CF, SPA e Iguaba

Prolagos_CIBE

Prolagos inicia última fase do cinturão coletor de esgoto em Cabo Frio

São Pedro da Aldeia (RJ), 05.07.10 – A Prolagos – concessionária de Água e Esgoto – iniciou a última fase das obras do cinturão coletor de esgotos no entorno da Lagoa Araruama. Com uma rede de aproximadamente 11 Km em interceptores instalados em diversos bairros de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, e um total de R$27 milhões em investimentos, a obra vai evitar que a Lagoa receba o despejo in natura de esgoto, em tempo seco, nos municípios da área de concessão da empresa.

Em Cabo Frio, as obras começaram pela Rua dos Biquinis, no bairro da Gamboa, e seguirão pelos próximos meses nos bairros do Vinhateiro, Ogiva, Cajueiro e Jacaré, com a instalação de 3.450 metros de tubulações e a construção de quatro estações elevatórias de esgoto. Ao final dos trabalhos, o esgoto produzido pela região localizada na margem esquerda do Canal Itajurú será captado e transportado, em tempo seco, para a Estação de Tratamento (ETE) do Jardim Esperança, que já está em fase avançada de construção.

A ETE do Jardim Esperança será a quinta Estação de Tratamento de Esgoto da Prolagos na região e terá capacidade para tratar 160 litros de esgoto por segundo, o equivalente à quantidade gerada por 87.000 habitantes.

As frentes de obras estão gerando cerca de 70 empregos. Somente em Cabo Frio, 30 trabalhadores locais foram contratados para a construção dos últimos trechos do cinturão.

Obras do cinturão em São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande

No município de São Pedro da Aldeia, o último trecho do cinturão coletor de esgotos, no bairro Praia Linda, foi concluído no mês de junho, com a implantação de 4.909 metros de interceptores e linhas de recalque. Até meados do mês de julho, a construção da estação elevatória de esgoto no local será concluída.

As obras de esgoto também atingem o município de Iguaba Grande, onde já foi finalizada a implantação de interceptores de esgoto na Avenida Central e no bairro Santa Clara e começará a ser feita a construção do cinturão no bairro Santa Clara, somando, ao todo, 2.625 metros de interceptores.

Com a antecipação dos investimentos e a conclusão de trechos de algumas obras, hoje a Prolagos atende aproximadamente 55% da população urbana da área de concessão em tratamento de esgoto em tempo seco.

- Em 2011, após a conclusão das obras do cinturão de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande e também expansão do sistema de coleta de Armação dos Búzios, o percentual de coleta e tratamento de esgotos irá atingir 70%. – declarou o diretor-executivo da Prolagos, Felipe Ferraz.

Obras do Cinturão de Praia Linda

Obras podem causar reflexos no trânsito

Devido à movimentação de máquinas e trabalhadores, é solicitada a atenção dos motoristas e pedestres em alguns trechos dos bairros da Gamboa e Ogiva. As obras receberam sinalização especial, com cones de segurança e o tráfego de veículos só é permitido em dois terços da pista.

- É um período de transtornos para veículos e pedestres, mas contamos com a compreensão e paciência de todos. Estamos trabalhando para a melhoria da qualidade da vida da comunidade – declarou Pedro Alves, gestor Operacional.

Fonte: Juliana Latosinski | Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS
ascom@prolagos.com.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br