Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de julho de 2010

INEA E AGEVAP ASSINAM CONTRATO DE GESTÃO, DIA 05 JULHO, NO INEA (RJ )

Rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí - Daniel Rezende/TextoArte

AGEVAP e INEA assinam contrato de gestão de recursos hídricos

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) participa nesta segunda-feira (5 de julho) da assinatura do Contrato de Gestão a ser celebrado entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a AGEVAP, com interveniência dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba do Sul (RH III), Rio Dois Rios (RH VII), Piabanha (RH IV) e Baixo Paraíba do Sul (RH IX), para o exercício de funções de Agência de Água.

O presidente do INEA, Luiz Firmino Martins Pereira, e a diretora de Águas e Território, Rosa Formiga, com ciência dos presidentes dos Comitês de Bacia envolvidos, assinam um contrato com a AGEVAP e outro com o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira (CILSJ).

Nestes contratos, o INEA delega à AGEVAP as funções de competência de Agência de Água das regiões hidrográficas do Médio Paraíba do Sul, Rio Dois Rios, Rio Piabanha e Sub-Bacias do Rio Paquenquer e Preto, além da região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul. E o CILSJ assume as mesmas funções nas bacias hidrográficas das lagoas de Araruama e Saquarema e dos rios João e Una.

Os pactos têm validade de cinco anos, mas serão renovados anualmente e podem ser revogados a qualquer tempo, por ambas as partes. Cabe ao INEA a avaliação dos resultados alcançados com a execução do Contrato de Gestão. A análise dará origem a um relatório a ser encaminhado à Secretaria de Estado do Ambiente, ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e ao respectivo Comitê de Bacia Hidrográfica.

Os primeiros contratos de gestão entre o órgão gestor e executor da política estadual de recursos hídricos de domínio do Estado, conforme estabelece a Lei 5.639/2010, serão assinados na sede do INEA, órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, localizado à Av. Venezuela, nº 110 – 2ª andar, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro (RJ). Fonte: Site do CODIVAP






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br