Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de julho de 2010

OSX PODE TRAZER ESTALEIRO PROIBIDO EM SC PARA O RIO DE JANEIRO


Empresário Eike Batista, da empresa OSX

OSX usa estaleiro no Rio para pressionar SC, diz Itaú

Para corretora, ao anunciar planos para um estaleiro em Açu, a empresa de Eike Batista quer forçar catarinenses a liberar a licença ambiental

Beatriz Olivon, de EXAME.com

São Paulo - A OSX negocia com a LLX, ambas do grupo EBX, de Eike Batista, a instalação de um estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu ("Estaleiro do Açu"), no Rio de Janeiro. Para a corretora do Itaú, isso pode ser uma estratégia para pressionar o estado de Santa Catarina a acelerar a aprovação da licença ambiental para a construção do estaleiro da OSX em Biguaçu, que ainda não obteve a licença.

A empresa espera receber a licença ambiental de Açu em abril de 2011. "A companhia ainda acredita que Biguaçu, em Santa Catarina, é uma opção viável, mas a ideia é começar outro processo de licença ambiental simultaneamente", afirma a corretora, em relatório assinado pelos analistas Paula Kovarsky, Diego Mendes e Giovana Araújo. "Essa pode ser uma interessante estratégia para fazer as autoridades no estado de Santa Catarina acelerarem a aprovação da licença ambiental e ajudar a engajar o ICMBio local, caso contrário o estado vai perder o projeto para o Rio de Janeiro", diz.

Em 16 de junho, a unidade catarinense do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM Bio), vinculada ao governo federal, negou a licença para a construção do estaleiro em Biguaçu. A decisão é provisória e, no mesmo dia, a OSX informou que entraria com recurso na sede do instituto, em Brasília.

OSX pede licença ambiental para se instalar no Rio

A OSX, empresa de construção naval do grupo EBX, iniciou o processo de licenciamento ambiental para a implantação do Estaleiro do Açu perante o órgão licenciador ambiental no Estado do Rio de Janeiro.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu oferecerá ao estaleiro da OSX uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos, como siderúrgicas, polo metal-mecânico e outros fornecedores e prestadores de serviço da indústria naval que serão atraídos para o Complexo. A expectativa, segundo o comunicado divulgado pela OSX, é de que Complexo Industrial do Superporto do Açu deverá movimentar as suas cargas iniciais no primeiro semestre de 2012.

O processo de licenciamento ambiental para a instalação do estaleiro no município de Biguaçu, em Santa Catarina já havia sido iniciado, mas encontrava dificuldades para ser aprovação. Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Júlio Bueno, informou que o governo do Rio foi procurado por Eike Batista há cerca de um mês sobre a instalação do estaleiro no Estado e que o projeto foi apresentado à Secretaria do Meio Ambiente, que não teria visto grandes dificuldades no licenciamento. O investimento no projeto está orçado em US$ 2 bilhões.

A OSX afirma ainda que os estudos de pré-viabilidade para a implantação do Estaleiro do Açu foram desenvolvidos em conjunto pela OSX e pela LLX, empresa de logística do grupo e proprietária do Porto do Açu, e o seu layout conceitual já foi aprovado pela sócia e parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries. O Estaleiro do Açu será dedicado à construção de equipamentos navais, abrangendo uma área total de aproximadamente 320 hectares no Complexo Industrial do Superporto do Açu, com uma capacidade de produção anual inicial de aproximadamente 180.000 toneladas ao ano de chapas de aço e de 220.000 toneladas ao ano de montagem.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Tem que abrir os olhos pras essas empresas, elas ocultam informações nos seus relatatórios, omitindo informações que fazem total diferença, como não falar de qual técnologia será usada, fracionam seus projetos para obter as licenças ambientais mais rápidas.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br