Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de julho de 2010

PLANO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO DESMATAMENTO E QUEIMADAS NO ESTADO DO AMAPÁ

Fogo queimou campo de cerrado de cerca de 24 hectares até chegar à borda
de mata mais densa. (Foto: Ibama)

Governo do Amapá lança publicação em parceria com o WWF-Brasil

O Governo do Estado do Amapá lança, em parceria com o WWF-Brasil, nesta quarta-feira (28), o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá (PPCDAP). O lançamento será às 10h, durante evento de reinauguração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

O Plano foi realizado pelo Governo do Estado, com apoio do WWF-Brasil, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público do Estado e do grupo de cooperação alemão, GTZ. O objetivo é garantir a manutenção do principal ativo do Amapá, suas florestas nativas. Ele é resultado de uma série de estudos e reuniões do Grupo de Trabalho formado para a elaboração do Plano, no início de 2009, feitos em parceria com todos os órgãos envolvidos para a elaboração de uma matriz de programas e ações para o PPCDAP.
A publicação do Plano apresenta um breve histórico de formação do Estado do Amapá, incluindo população, economia e setores estratégicos para o Plano; caracterização das áreas protegidas do estado; um panorama da situação fundiária do Estado; foco na gestão florestal, incluindo potencial do setor e órgãos de gestão; e um último capítulo sobre monitoramento e controle, considerado o principal eixo do Plano.

Histórico de elaboração

No início de 2009, motivado por demanda do Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Governo do Estado do Amapá criou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento no Estado do Amapá (Decreto Estadual número 843, de 06 de março de 2009), o GTPPCDAP, com a participação de 14 entidades do governo, atribuindo à SEMA a função de coordenação dos trabalhos do GT.
A partir da formação do GT, foram realizadas reuniões em todos os municípios do Estado, visando divulgar a proposta e colher contribuições dos governos locais. Com essas colaborações, foi elaborada a primeira proposta para o Plano Estadual.

Em agosto, por intermédio do WWF-Brasil, o governo do Amapá passou a contar com um corpo de consultores para a elaboração do diagnóstico e consolidação da proposta preliminar e submetê-la à consulta pública. A consulta pública foi realizada em setembro e, a partir daí, as contribuições qualificadas foram incorporadas ao Plano e as metas das principais ações foram definidas.

Termo de doação
No mesmo evento será também assinado pelo representante do governo estadual, o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Wagner José Pinheiro Costa, o termo de doação do WWF-Brasil, com recursos do Fundo Gradual Amazônia Viva, para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Iratapurú.
O Fundo é fruto de uma parceria coorporativa entre o WWF-Brasil e a Gradual Investimentos, que visa garantir recursos para projetos que têm o objetivo de promover a conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais do Bioma Amazônico.

Contatos:
Assessoria de Comunicação do WWF-Brasil
Nathália Clark, assessora de Comunicação – Programa Mata Atlântica: (61) 3364-7477 – nathalia@wwf.org.br

Visite: http://www.wwf.org.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br