Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2010



Projeto Árvore é Vida plantará dois milhões de mudas até o final do ano

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem entre seus projetos o Árvore é Vida, que visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado e que tem como meta o plantio de dois milhões de mudas até dezembro deste ano. O projeto foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo governo do Estado, por meio da Sema, que doa as mudas através de convênios firmados com associações de municípios.

Mata ciliar é a formação vegetal que ocorre em todas as margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, olhos d'água, represas e nascentes e é considerada pelo Código Florestal Federal (Lei 4.771/65) como área de preservação permanente (APP).

Também conhecida por mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária, a mata ciliar funciona como um filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d'água, sendo, portanto, fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A manutenção da mata de galeria protege contra a erosão das ribanceiras e o consequente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas.

Apesar de serem protegidas por lei, as matas ciliares não foram poupadas da degradação ao longo dos anos e a sua importância na conservação da biodiversidade pede ações que busquem reverter a atual situação, como o projeto Árvore é Vida, previsto inicialmente para plantar um milhão de árvores até abril de 2010, mas que extrapolou a previsão inicial.

A Secretaria já conveniou duas vezes com a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) para o repasse de 600 mil mudas de árvores, 300 mil mudas repassadas em cada convênio, com a Amzop (Associação dos Municípios da Zona de Produção), para a qual repassou 480 mil mudas, com a Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), com repasse de 380 mil mudas e com a Fetag para o repasse de 350 mil mudas.

De acordo com o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira, com os convênios a secretaria já conveniou um total de 1.810 mudas, quantia esta que representa 3.600 hectares de mata nativa recuperados na beira de rios do Rio Grande do Sul. A nova meta da Sema, de plantar 2 milhões de árvores até dezembro de 2010, também deverá ser superada.

Enviado pela colaboradora Profª Amyra El Khalili - Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras - editores_recos@terra.com.br

maria-helena@gg.rs.gov.br YARAECO editores_recos@terra.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br