Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2010

"BAÍA NOSSA DE GUANABARA" É LANÇADO COM REGATA - ÁGUA DOS RIOS SERÃO MONITORADAS


Desfile marítimo chama atenção para preservação da Baía de Guanabara

Um desfile marítimo neste domingo (1º) no Rio de Janeiro marcou o lançamento de um projeto que tem como objetivo a preservação da Baía de Guanabara, um dos maiores cartões postais da capital fluminense. Cerca de cem embarcações participaram do evento, chamado de Baía Nossa de Guanabara.

O projeto pretende desenvolver uma consciência socioambiental sobre a importância dos ecossistemas da região e mobilizar população e autoridades no esforço da recuperação e preservação da Baía de Guanabara, a segunda maior baía do litoral brasileiro.

A Baía de Guanabara costuma receber uma quantidade de lixo que equivale a um ginásio do Maracanazinho por dia ou um quinto do Maracanã. O projeto foi lançado no sábado (31) com uma regata e vai levar nos próximos dois anos educação ambiental para as escolas municipais e estaduais do Rio.

De acordo com os organizadores, os alunos poderão passear de barco para poder entender melhor o tamanho do problema gerado pela poluição para realmente terem a vontade de preservar a baía.

Água dos rios serão monitoradas

O projeto é uma parceria da iniciativa privada, do estado e da sociedade. Além de educar também as pessoas que vivem na Baía de Guanabara, como os pescadores, a iniciativa vai monitorar a qualidade das águas dos rios e também estimular as atividades na baía, como o transporte de pessoas, o turismo e o lazer náutico.

De acordo com o professor Luiz César Monnerat Tardin, coordenador executivo do projeto, a ideia é mobilizar sociedade e estado, assim como todos os segmentos que vivem das suas águas: “Atuaremos junto às populações que habitam os 16 municípios que compõem os seus ecossistemas, reforçando a importância da educação ambiental integrada e continuada”, diz Tardin. (Fonte: G1) - Ambiente Brasil

VEJA O VÍDEO DA GLOBO NEWS:



UMA VITÓRIA DOS PESCADORES DA BAÍA DE GUANABARA

PARABÉNS "GRUPO HOMENS DO MAR", QUE COORDENADOS PELO PRESIDENTE ALEXANDRE ANDERSON, HÁ MUITO TEMPO VÊM LUTANDO PELA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DA BAÍA DE GUANABARA, ENFRENTENDO PODEROSOS, SOFRENDO INTIMIDAÇÕES DE GRUPOS DE SEGURANÇA, BARCOS E HELICÓPTEROS FORTEMENTE ARMADOS, SOMENTE POR QUERER QUALIDADE AMBIENTAL, PEIXES SAUDÁVEIS E DIREITO DE PESCA ARTESANAL, EM LIBERDADE!

ESPERAMOS QUE REALMENTE O PROGRAMA "BAÍA NOSSA DE GUANABARA" SEJA UMA REALIDADE E AJUDE A RECUPERAR A QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BAÍA, SEU PESCADO E EM ESPECIAL AS ÁGUAS DOS RIOS QUE ALIAM DESAGUAM.

CONHEÇAM A LUTA DA AHOMAR - ASSOCIAÇÃO HOMENS DO MAR DA BAÍA DE GUANABARA
Av. do Imperador, nº 41 Praia de Mauá -Magé/RJ.
Cep.: 25930-000
Tel.: (21) 2631-8289 / (21) 8626-3988

E-mail: grupohomensdomar@gmail.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br