Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2010

SOS RIO XINGU - GLOBO RURAL DESTACA RESTAURAÇÃO FLORESTAL NA BACIA DO RIO XINGU


Guerreiros Ikpeng do Xingu (Ascom/MT)

Iniciativas de restauração florestal na bacia do Rio Xingu são destaque em matéria do Globo Rural

Os trabalhos de restauração florestal realizados na bacia do Rio Xingu pelas instituições participantes da Campanha ‘Y Ikatu Xingu ganharam destaque especial no programa Globo Rural que foi ao no dia 1° de agosto, na Rede Globo.

O plantio mecanizado de sementes nativas, tecnologia empregada na restauração de APPs (Áreas de Proteção Permanente), e o envolvimento de comunidades indígenas na coleta das sementes foram apresentados pela reportagem como exemplos bem-sucedidos das ações da campanha.

Cenário da bacia do Xingu


Após apresentar o passivo ambiental de 300 mil hectares na bacia do Rio Xingu no estado de Mato Grosso na primeira parte da reportagem, que foi ao ar no último domingo, dia 25 de julho, o programa Globo Rural abordou as iniciativas para a reversão do quadro em uma matéria especial de quase 30 minutos.

Assista a matéria clicando nos links abaixo:

Parte I
Índios e fazendeiros trabalham no reflorestamento de áreas desmatadas no Mato Grosso

Parte II
Técnica da muvuca acelera reflorestamento nas nascentes do Rio Xingu

União em prol das águas do Xingu


O município de Canarana, MT, que tem um milhão e setecentos mil hectares e faz parte da nova fronteira de produção de soja do estado, é retratado como um cenário de mudanças. Os desmatamentos para a formação das lavouras nessa região chegam até a divisa do Parque Indígena Xingu e afetam diretamente as nascentes do Rio Xingu, que ficam no entorno do parque.

A reportagem mostra que os produtores rurais estão se mobilizando para recuperar suas áreas degradadas e para evitar novos desmates. O depoimento da secretária de Agricultura do município, Eliane Felten, parceira da campanha, dá a dimensão do problema. “Nós temos aproximadamente 30 mil hectares que são necessários fazer a recuperação. Isso não quer dizer que as margens dos rios estão totalmente desprovidas de vegetação, apenas esta vegetação não está na largura que prevê a lei, que é de 50 metros, no caso do leito do córrego do rio e cem metros no caso da cabeceira”.

Participação dos Ikpeng


A participação dos índios Ikpeng nos trabalhos de coleta de sementes, a convite do Instituto Socioambiental (ISA), é apresentada como um exemplo do envolvimento local com os trabalhos da campanha. Todo o minucioso processo de extração de sementes, que passou a ser uma fonte de renda para esta comunidade, é retratado na matéria.

Todo o processo de encaminhamento das sementes coletadas para o viveiro municipal de Canarana e posterior destinação aos projetos de restauração florestal é mostrado pela equipe do Globo Rural, que acompanhou os Ikpeng durante a viagem de barco ao longo do Rio Xingu – principal acesso ao parque.

O armazenamento e processamento das sementes para os trabalhos de restauração são apresentados pelo biólogo Eduardo Malta, do ISA. A preparação da muvuca de sementes nativas, que é colocada na plantadeira de soja, e o processo do plantio mecanizado são narrados passo a passo pelo jornalista. “A área é experimental, os técnicos do Instituto Socioambiental estão testando o plantio das sementes florestais com a plantadeira. A máquina é a mesma do plantio direto da soja e do milho. Ela rasga o solo e coloca a semente na cova”.

Aprovação dos produtores rurais


Produtores rurais que tiveram suas áreas restauradas com a aplicação da tecnologia do plantio mecanizado de sementes são entrevistados pelo jornalista. Um deles é Luiz Carlos Castelo, da fazenda Bang Bang, localizada em São José do Xingu, MT. “É impressionante a germinação rápida. Na nossa planilha o custo maior é o da cerca, embora este processo seja muito mais barato, a cerca é muito cara”.

O Parque Indígena do Xingu, que está fornecendo as sementes para a recuperação das matas devastadas da região, é do tamanho de Sergipe. Não existe reserva de floresta contínua maior em Mato Grosso. É um tesouro que merece todo o cuidado para garantir o espaço dos índios e o patrimônio genético para as gerações futuras.

Fonte: Boletim da Campanha 'Y Ikatu Xingu

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br