Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de setembro de 2010

CHEGA A ESPERADA PRIMAVERA, ESTE ANO SOB INFLUÊNCIA DO LA NIÑA


A beleza da estação já está visivel em canteiros de praças - Foto: Deyver Dias

Primavera terá influência do fenômeno La Niña


Desde às 00h09min desta quinta-feira, já não é mais inverno. Chegou a primavera, a estação das flores e cores é bem mais agradável do que a que fica para trás. A beleza da estação já está visível em canteiros de praças e residências. A primavera marca a passagem das características climáticas do inverno para o verão. É considerada uma estação de transição. E, neste ano, segundo a MetSul Meteorologia, será influenciada pelo fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. "O episódio atual do fenômeno é de intensidade moderada a forte, com tendência de intensificação, podendo ser um dos mais significativos das últimas décadas".

A MetSul observa que, historicamente, a média de precipitações aumenta durante a primavera, revelando a história climática do Estado que se trata de um período com risco acentuado de cheias de rios e enchentes. Em 2010, devido ao fenômeno La Niña, a perspectiva é que a chuva seja mais irregular no decorrer desta estação, não se descartando até mesmo problemas de escassez de precipitação no período mais próximo do verão, que terá um risco acentuado de estiagem em 2011. Apesar disso, a expectativa é que ao longo da primavera possam ocorrer episódios de chuva em grande volume, porém mais localizados ou regionalizados.

Os meteorologistas dizem que, junto com o verão, a primavera é o período do ano com maior incidência de temporais no Estado. Sob influência do El Niño, as tempestades são mais frequentes. Já sob o La Niña, o número de temporais diminui. Porém, quando ocorrem, podem ser muito intensos. Eles lembram que em 2007, ano com condições análogas a 2010, a primavera foi marcada por tempestades destrutivas de vento e granizo no Noroeste do Estado. No decorrer da estação, é muito comum ainda a formação de um aglomerado de nuvens muito carregadas, de formação noturna, que costuma provocar chuva forte e temporais.

Trata-se ainda de um dos períodos mais favoráveis do ano ao registro de baixas pressões atmosféricas, o que não raro leva à formação de ciclones na costa. A partir de novembro e especialmente na primeira quinzena de dezembro, últimos dias da primavera, as características climáticas se aproximam das registradas no verão. Nesta época se tornam mais frequentes os temporais de final de tarde e começo de noite, causados pelo excessivo calor diurno e a umidade. A primavera se destaca ainda pela elevação gradual das temperaturas. Os dias de calor, que já ocorrem tradicionalmente no inverno, se tornam ainda mais frequentes.

Os meses de outubro e novembro ainda costumam ter intervalos de baixa temperatura que podem resultar em geadas tardias, risco que é acentuado na presença do La Niña. O vento também muda na primavera - tende a soprar mais do quadrante Leste. Já em dezembro, no final da estação, a frequência de vento Norte aumenta consideravelmente. Fonte: Jornal AGORA.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br