Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de setembro de 2010

MEB LANÇA A "CARTA EMPRESARIAL PELA BIODIVERSIDADE" COM APOIO DA NATURA, VALE, ALCOA E WALMART


Carta Empresarial pela Biodiversidade é lançada em São Paulo


Por Carine Correa - Preocupados com a crescente perda de biodiversidade e suas consequências diretas sobre a economia, empresários brasileiros lançaram nesta quinta-feira (23/9), em São Paulo, a Carta Empresarial pela Biodiversidade com o objetivo de debater um modelo de negócio que integre produção, consumo e conservação da diversidade biológica no País.


Promovido pelo Movimento Empresarial pela Biodiversidade (MEB), do qual fazem parte a Vale, Walmart, Alcoa e Natura, o documento apresenta propostas direcionadas ao poder público e compromissos do setor em prol de ações de conservação e uso sustentável dos elementos da biodiversidade brasileira. Cerca de cinquenta empresas já aderiram ao movimento.


Os signatários, com o apoio das organizações da sociedade civil integrantes do MEB, se comprometem a adotar os princípios e objetivos definidos na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) - da Organização das Nações Unidas (ONU) -, incorporando em suas estratégias corporativas ações de manutenção da diversidade biológica, além da repartição justa e equitativa de benefícios advindos de seu uso.


O setor empresarial pretende ainda contribuir para a definição e cumprimento das metas nacionais do Plano Estratégico da CDB (do período 2011-2020), criar mecanismos para que as cadeias de valor não colaborem para a degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade, bem como assegurar atividades econômicas que privilegiem a manutenção e recuperação dos biomas brasileiros, evitando sua conversão em áreas degradadas. Os empresários declaram também a intenção de monitorar os compromissos assumidos na Carta, divulgando periodicamente os resultados das estratégias adotadas.


A iniciativa é convergente ao Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela ONU em 2010, com o objetivo de trazer ao debate público global a importância da conservação da diversidade biológica em todo o mundo.


"A Carta reconhece as ações positivas do Governo Federal, que pretende exercer um papel de liderança nas negociações em Nagoya (Japão). Este protagonismo brasileiro é uma das reivindicações dos empresários. Apesar de ainda não ter metas quantitativas, o documento já indica um grande avanço e representa um marco do engajamento do setor empresarial brasileiro na conservação da biodiversidade", explica Bráulio Dias, secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA.


Matéria-prima


Os ecossistemas têm papel fundamental na manutenção do equilíbrio climático global e a biodiversidade desempenha diversas funções nos processos naturais. A preservação dos mesmos é um fator que assegura a continuidade das atividades humanas por meio da geração de riquezas e provisão de matérias-primas.


Os atuais padrões de produção e consumo têm sobrecarregado os serviços ecossistêmicos e alcançado os limites dos ciclos da natureza, indispensáveis à estabilidade do planeta. A incorporação do tema à cadeia de negócios, que envolve produção e consumo, é fator essencial para a sustentabilidade da economia em todos os países.


Gerusa Barbosa
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente
+55 61 2028-1227/1165
Fax:+55 61 2028-1997

Fonte: Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br