Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2010

AMAZÔNIA GANHA UMA ESPÉCIE A CADA TRÊS DIAS



A rã Ranitomeya amazonica, cujo habitat principal é a floresta úmida primária de terras baixas (várzea) nas cercanias de Iquitos, na região de Loreto, no Peru.

Descobertas na Amazônia são extraordinárias: na última década, novas espécies foram encontradas a cada três dias

WWF BRASIL - 26/10/2010

Mais de 1.200 espécies novas de plantas e de animais vertebrados foram descobertas no bioma Amazônia entre 1999 e 2009. Isso significa uma nova espécie a cada três dias e confirma a Amazônia como um dos lugares mais diversos do planeta, segundo o relatório Amazônia Viva: uma década de descobertas 1999-2009, da Rede WWF.

“O relatório demonstra claramente a incrível diversidade de vida na Amazônia”, afirmou Francisco Ruiz, coordenador da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF. “O relatório nos faz lembrar quanto ainda temos que aprender sobre essa região única e o que pode se perder se não promovermos a conservação ambiental, garantindo o fornecimento de benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população amazônica e também para aquelas que vivem na zona de influência climática da Amazônia, que é muito ampla”, acrescentou.

Para Cláudio Maretti, superintendente de conservação do WWF-Brasil, o relatório é um grande incentivo para o trabalho de conservação da biodiversidade no país. “O Brasil é o país com o maior número de espécies descobertas nessa década. Foram 280 novas espécies. Seis das sete espécies de primatas descobertas estão no Brasil. Temos que continuar protegendo a Amazônia e conservando ainda mais essa grande riqueza do país”, afirmou Maretti.

As novas espécies descritas no relatório Amazônia Viva: uma década de descobertas 1999-2009 compreendem 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 aves e 39 mamíferos.

Clique e Veja algumas das fantásticas descobertas

Fatos sobre a Amazônia
  • Essa região abrange a maior floresta úmida e o maior sistema fluvial do planeta. A Amazônia é composta de mais de 600 tipos diferentes de habitat terrestre e aquático, que vão desde pântanos e pastagens naturais até florestas montanas e de terras baixas (várzea e igapó). A Amazônia abriga 10% das espécies conhecidas em todo o mundo, o que é incrível, inclusive flora e fauna endêmicas e que estão ameaçadas (de extinção).
  • O rio Amazonas é de longe o maior rio do mundo em termos do volume de descarga d’água no oceano. Com apenas duas horas de fluxo do Rio Amazonas seria possível satisfazer todas as necessidades de água dos aproximadamente 7.5 milhões de habitantes da cidade de Nova Iorque durante um ano inteiro.
  • Mais de 30 milhões de pessoas que vivem na Amazônia dependem de seus recursos (naturais) e serviços – e outros tantos milhões de pessoas que vivem bem longe dessa região, como na América do Norte e na Europa, também estão dentro da zona de influência climática da Amazônia, que é extremamente ampla.

Faça o download da publicação aqui.

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br