Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2010

CAMPANHA CIDADES MAIS SEGURAS - 03 A 09 OUT


VI Semana Nacional de Redução de Desastres



A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, entende que a prevenção é o ponto chave para o desenvolvimento do comportamento seguro. Buscando consolidar esse pensamento, a Sedec promove a VI Semana Nacional de Redução de Desastres que tem como objetivo central a incorporação da percepção de risco na vida cotidiana das pessoas por meio da campanha “Cidades Mais Seguras” para o biênio 2010-2011.

A Semana Nacional, instituída pelo decreto de 26 de setembro de 2005, está alinhada às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), e parte da premissa de que a prevenção começa com a informação. Serão desenvolvidas atividades simultâneas em todo o território nacional com o propósito de discutir o tema “Cidades Mais Seguras” e contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações simples para a redução dos desastres. A Sedec acredita no envolvimento participativo da população, como sujeito de direitos e deveres, nas ações de defesa civil.

A Secretaria disponibilizou folders e cartazes para divulgação da Campanha “Cidades Mais Seguras” que é assunto prioritário da VI Semana e de todos os eventos realizados pela Secretaria. O material foi elaborado por técnicos da Secretaria em conjunto com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED /UFSC).

No contexto brasileiro, a Campanha pretende fortalecer a cultura de riscos de desastres, em detrimento da cultura de desastres. A primeira contempla uma visão mais ampla de causas e consequências, vulnerabilidades e ameaças, prevenção e preparação, identificação e mapeamento de riscos; e a segunda limita-se a uma abordagem passiva, notadamente de resposta a desastres e assistência a afetados.

Ajude a fortalecer os princípios da Semana em seus estados e municípios. Faça o download das peças e participe deste momento de disseminação de conhecimentos relacionados à defesa civil.

Importante! No site da Defesa Civil Nacional você pode baixar material didático e promocional para divulgar a VI Semana Nacional de Redução de Desastres



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br