Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2010

CEARÁ ENFRENTA A MAIOR SECA DOS ÚLTIMOS 26 ANOS



Em comunidades de 60 municípios é o carro-pipa que leva água para os moradores. Os sertanejos perderam 69% da safra de grãos.


O Ceará enfrenta a pior seca dos últimos 26 anos. Muitas comunidades só têm água dos carros-pipa. Sem chuva há quatro meses, a água se tornou tão rara no sertão do Ceará que precisa ser protegida como objeto precioso. A dona de casa Isvaneuda Jorge de Paiva mantém a cisterna assim porque pagou para ser abastecida. "Daqui para o fim do ano é a gente botar água, pagar direto, que não tem da onde a gente tirar", contou.

O que sobrou nos açudes não serve pra consumo humano. "A gente vem todo dia pegar água para as vacas, bota três carroças dessas", disse o agricultor Almir Alves da Silva.

Mas, ainda é no rio que o pescador busca alimento, agora, sem precisar de vara nem anzol. "A gente leva pra casa, mistura com feijão e come com farinha", disse o pescador João Gomes Barroso.

Em comunidades de 60 municípios é o carro-pipa que leva água para os moradores. "Água do carro-pipa a gente está usando pra beber, pra cozinhar, porque a água que nós temos não dá pra cozinhar, pra fazer nem um café", alertou a professora Laura Dourado de Sousa.

Para o gado, o mandacaru é o único alimento. Para os moradores, a alimentação também está difícil. Em todo o Ceará, os sertanejos perderam 69% da safra de grãos nesta que é a pior seca dos últimos 26 anos. A meteorologia não prevê chuva para os próximos meses. "Nada deu. Se plantou, não se colheu. Nós não colhemos um caroço de feijão e nem de milho", destacou uma moradora.

E quem colheu, consome o último resto de feijão que havia conseguido estocar em meio à seca. "Agora acabou, agora não tem mais não. Depois nós vamos comprar. Deus há de dar um jeito de nós comprarmos", espera a dona de casa Soraia Maria de Sousa.

VEJA O VÍDEO DO JORNAL NACIONAL SOBRE A SECA DO CEARÁ - 07/10/10

Fonte: Globo.com - Jornal Nacional

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br