Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2010

CHEGARAM AS PRIMEIRAS CHUVAS E COM ELAS O AUMENTO DA POLUIÇÃO DOS RIOS


Malu Ribeiro

Chuva aumenta poluição dos rios

Vocês sabiam que a primeira chuva que caiu na região sudeste, após vários dias de seca e baixa umidade do ar, aumentou a carga poluidora dos rios?

É o efeito da poluição difusa, que carrega as cargas de agrotóxicos, dos solos contaminados por chumbo, enxofre, óleos e asfalto, provenientes de veículos de carga e carros, lixo e resíduos sólidos descartados de forma irregular e muita poeira.

Há alguns anos, os rios ficavam com qualidades ambientais piores no período de seca, por conta do baixo volume e da concentração dos poluentes. Agora, passamos a constatar o fenômeno da carga de poluição difusa e ainda não temos como medir, de forma precisa, esse impacto.

As imagens das espumas nos rios, em locais onde a ppulação já havia esquecido dessas cenas, é indicador dessa fonte de poluição que depende da atitude de cada um de nós.

O que devemos fazer? Alguns países já baniram o fósforo dos saponáceos e adubos, mas, aqui no Brasil, á pressão da sociedade têm feito com que algumas marcas de produtos apresentem fórmulas livres desses nutrientes e divulguem que são "amigas" da água.

Ao consumir sabonetes, shampoos, sabão em pó, detergentes, você procura esse fator, menor impacto e respeito a água, ou procura custo?

Fonte: Conexão Mata Atlântica

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br