Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de outubro de 2010

04 DE OUTUBRO - DIA DO RIO SÃO FRANCISCO - (V)

Museu no Balanço das Águas - barco-museu do São Francisco


NOSSA HOMENAGEM AOS RIBEIRINHOS DO VELHO CHICO!

Barco se transforma em museu no rio São Francisco

Ancorado no município sertanejo de Pão de Açúcar, o antigo barco de pesca e transporte Santa Rita está se transformando em abrigo de arte popular. Em poucas semanas será, definitivamente, o Museu no Balanço das Águas. Depois de pronto, embarcação irá levar exposição, vídeos e oficinas de arte-educação para cidades ribeirinhas de Alagoas e Sergipe.

A mudança de vocação da embarcação é um projeto da Galeria Karandash, com patrocínio do programa cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A primeira viagem do colorido e enfeitado barco-museu está marcada para o dia 24 de outubro, quando sai da Ilha do Ferro em direção as cidades alagoanas de Pão de Açúcar, Belo Monte e Traipú. Também atraca na margem direita do rio São Francisco, com paradas no povoado Niterói e no município de Gararú, no vizinho estado de Sergipe.

A tripulação do Santa Rita permanece dois dias em cada lugar com a missão de trazer crianças, adolescentes e adultos para dentro do barco. Eles irão conversar com artistas do Baixo São Francisco, assistir vídeos-documentários e visitar a exposição em homenagem ao escultor Fernando Rodrigues, morto ano passado e um dos nomes mais representativos da casta de artistas populares da região.

“Com ajuda de vários parceiros, iremos realizar oficinas de arte-educação nas cidades para crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino. Queremos alcançar 1.500 deles e vamos conseguir com a ajuda dos professores dos próprios municípios”, aposta a artista Maria Amélia, que divide a autoria do projeto com o também artista Dalton Costa, ambos fundadores da Galeria Karandash.

De acordo com eles, transformar o Santa Rita em museu é um processo cansativo, prazeroso e cheio de surpresas. As ideias não param de surgir. “O barco terá painel religioso, cataventos, carrancas, bordados e rendas das cidades de Entremontes, Penedo e Porto Real do Colégio. A pintura externa do barco será uma explosão de cores, que anuncia alegria e arte”, adianta Maria Amélia.

Diferente do projeto de 2008, a embarcação não deixará de ser espaço artístico quando a viagem pelo São Francisco acabar. Pelo contrário. O Santa Rita já é um patrimônio público e espécie de núcleo do recém-criado Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea.

“O barco-museu estará pronto para abrigar projetos de arte e educação das cidades da região, como forma de ampliar o acesso da população ribeirinha a cultura e estimular o intercâmbio. É um espaço para ser ocupado por artistas e povo”, afirma Maria Amélia.

Segundo ela, em muitos povoados e cidades visitadas em 2008, crianças nunca tinham usado lápis de cor, pincel e tinta antes do barco-museu chegar. “Era uma alegria emocionante que contagiava a todos. Nós tínhamos que fazer algo. O Santa Rita agora é delas”.

Fonte: Eng. JOÃO SUASSUNA - Rema Atlântico


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br