Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

ENGENHEIROS AÇORIANOS INVENTAM O "URM 85" QUE COMBATE A EUTROFIZAÇÃO DAS ÁGUAS


18/10/2010
Engenho inovador limpa água das lagoas

Publicado por http://noticias.portugalmail.pt/

Um protótipo de nome URM 85 (Unidade de Remoção de Microalgas e Cianobactérias) foi inventado por dois engenheiros açorianos e é capaz de combater o problema da eutrofização - desenvolvimento intensivo de algas devido a um abastecimento excessivo de nutrientes, que reduz o oxigénio.

O URM 85 limpa a água e devolve-a à lagoa em bom estado. O novo engenho permite depurar 85 metros cúbicos de água por hora. A água é recolhida através de um colector e sistema de bombagem acoplado a uma embarcação que "varre" toda a lagoa. O URM 85 recebe a água, remove as suas impurezas e devolve-a limpa à lagoa.

Os engenheiros responsáveis pela invenção, Luís Teves e Gonçalo Teixeira da Mota, explicaram ao Diário de Notícias que "a separação de fases se produz por centrifugação, onde a fase líquida é devolvida à lagoa e a biomassa fica armazenada para tratamento e desidratação".

A invenção representa um projecto pioneiro nos Açores e no resto do país, e deverá ser implementado em 2011 pela empresa dos inventores, a Algicel - Biotecnologia e Investigação, mediante o aval do Executivo insular.

Para já, o URM 85 está em fase de registo de patente, mas a sua eficácia já foi testada no decurso de uma experiência que simulou a remoção de microalgas e cianobactérias na Lagoa de São Brás, em São Miguel, e cujos resultados foram bastante animadores.

Na Europa encontram-se eutrofizados 53 por cento dos lagos, 48 por cento na América do Norte, 41 por cento na América do Sul e 54 por cento na Ásia. Estes números fazem os dois empreendedores acreditar que o protótipo pode ser uma mais-valia económica através da sua exportação. Fonte: Portal Tratamento de Água

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br