Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

INICIADA A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRAIA DE GUARATIBA (RJ)

Barra de Guaratiba (RJ)



19/10/2010
Obras vão eliminar lingua negra na Barra de Guaratiba

Publicado por http://www.portalguaratiba.com.br/

Já foi iniciada a construção de uma estação de tratamento de esgoto na praia de Barra de Guaratiba que irá eliminar as linguas negras que poluem a areia.

Segundo informações do responsável pela obra, Sr. Douglas, foram executadas as primeiras intervenções com a limpeza das galerias atuais. A obra pretende ligar as duas galerias para que esse esgoto seja tratado numa estação posicionada na galeria principal, no subsolo. Para acabar com o problema, será instalada a estação de flotação e remoção de flutuantes flot-flux. Trata-se de um processo de tratamento de esgoto com tomada d'água (entrada da água no canal de tratamento), aeração (coagula as impurezas da água), micro-aeração (provoca a flutuação do lodo), dragagem (remove o lodo flutuante) e desinfecção (possível após a adição do cloro).

O atual rio de esgoto que deságua na praia principal de Barra de Guaratiba (Praia Grande) originalmente era um córrego de águas cristalinas que descia do morro até o mar, com a ocupação das encostas, os esgotos foram sendo despejados no caminho das águas e o resultado foi a formação de uma grande lingua negra.

"-Em função da topografia, seria muito difícil fazer a coleta e o tratamento convencional do esgoto. Hoje o esgoto vai para os valões e chega direto na areia. Vamos coletar esse esgoto antes de chegar na praia", disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

A estação é de tempo seco (só há tratamento eficaz em dias sem chuva). Para o professor da escola Politécnica da UFRJ Haroldo de Lemos, embora o ideal fosse o tratamento do esgoto antes de ser despejado nos valões, a solução é boa devido à relação custo-benefício: "- A estação de tempo seco trata os efluentes antes de chegarem à praia, com resultado significativo e baixo custo".

Serão necessários 1,2 milhões de reais e 4 meses de obras para a recuperação da qualidade da areia da praia. O Portal Guaratiba esteve no local conversando com o responsável pela obra e indicou mais dois pontos importantes onde são despejados rios de esgoto.

Um deles (foto), o da praianha do canal talvez seja o de maior impacto na saúde pública considerando que essa praia é frequentada por milhares de crianças que tem a preferência das famílias devido às águas calmas e ambiente restrito favorecendo o controle da criançada. Outro ponto apontado foi na praia do canto. O técnico da empresa prometeu elaborar um relatório para encaminhamento ao setor responsável.


Fonte: Portal Tratamento de Água



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. estou feliz em saber que a barra de guaratiba vai ter obras,conserteza vai melhorar ainda mas o local que é maravilhoso.a praia estava pracisando de cuidados.amo muito a barra de guaratiba estou sempre lá fazendo uma visitinha.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br