Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2010

MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DO GANDARELA E SUAS ÁGUAS


Repasso a notícia e o atalho para o abaixo-assinado digital pela criação do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela.

Minas Gerais, outubro de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade


Amigos da Serra do Gandarela e do Meio Ambiente,

É com muita alegria que informamos a todos que recebemos do Sr. Rômulo José Fernandes Barreto Mello, presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na última quinta-feira, dia 20/10, o documento técnico que embasa e caracteriza a proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Minas Gerais.

Segundo o ofício recebido (em anexo), a proposta foi elaborada tendo em vista os inúmeros atributos de grande importância para a conservação encontrados na área, tendo sido concluída a Etapa Analítica do processo, que deve passar em breve à etapa das consultas públicas.

Conheça o documento e os fundamentos que mostram a importância da criação desta unidade de conservação. A conclusão menciona, entre outras passagens, que

“Em primeiro lugar, está claro que, se não forem tomadas medidas de proteção, não restará nenhum trecho preservado das cangas do Quadrilátero Ferrífero e de sua singular vegetação campestre, para que se possa sequer saber ‘como eram’”.

"As cangas são um alvo de conservação que se enquadra no conceito de 'alvo guarda-chuva', na medida em que sua conservação implica na proteção automática de vários outros alvos de conservação: as áreas de recarga de aqüífero, a vegetação de campos rupestres sobre canga, as cavernas em canga, a fauna associada à vegetação e às cavernas e um importante sítio paleontológico.”

"Parece ser quase um milagre que restem quase 20 mil hectares desta mata [atlântica], em sua maior parte em estágio avançado de regeneração, tão próximo a uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil. Não se pode conceber que se permita que tal tesouro tenha outro destino que não a sua completa preservação, patrimônio que é das presentes e futuras gerações de brasileiros".

“... estamos tratando de uma área de excepcional concentração de nascentes, mais de mil no polígono proposto para o Parque Nacional, que afloram alimentadas pelo aqüífero...”. (mapa em anexo)

Acesse o documento: http://www.sendspace.com/file/7k5mgm

O relatório técnico do IBMBio foi entregue nesta sexta-feira pelo candidato do PV ao governo de Minas Gerais, Deputado José Fernando, à candidata Dilma Roussef, em campanha em Belo Horizonte, com o pedido de que apóie a criação deste Parque Nacional. Estaremos também encaminhando o documento ao candidato José Serra, de quem também esperamos compromisso com a proposta.

Alertamos a todos que, lamentavelmente, agentes de prefeituras locais, como as de Caeté e Santa Bárbara e vereadores desses municípios, ao tomarem conhecimento da possibilidade cada vez mais concreta da criação do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela, iniciaram campanha de apoio à Mina Apolo, da Vale, e contrários à criação do Parque. Inverdades estão sendo usadas por algumas destas autoridades para colocar as comunidades contra a unidade de conservação, como dizer que um parque nacional não gerará benefícios, que comunidades próximas estão inseridas no perímetro do parque e serão desapropriadas.

Conforme ofício do ICMBio

“É importante ressaltar que, além dos importantíssimos atributos biológicos, paisagísticos, hidrológicos, históricos e paleontológicos encontrados na área proposta para o Parque, há um imenso potencial turístico, tornado ainda maior pela proximidade de Belo Horizonte e de Outro Preto e região, que já detém ampla e diversificada infra-estrutura turística, e que tenderá a proporcionar desenvolvimento para todos os municípios diretamente envolvidos na proposta”.

Parabenizamos o ICMBio pelo empenho!

Estamos certos que o Governo do Estado de Minas Gerais apoiará a criação do Parque Nacional - ajudando a termos saldada uma dívida da política de exportação mineral para com região muito aviltada nas suas paisagens, nos mananciais e na rica biodiversidade.

No momento, estamos solicitando reunião com a Ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira e com o Governador Antônio Anastasia e, desde já, contamos com o apoio de todos.

Torcemos para que a Vale, no Ano Internacional da Biodiversidade e na Década Internacional da Ação 'Água para a vida', entenda a importância da criação deste parque nacional e abra mão de, entre tantos projetos que já explora, insistir na execução do projeto “Mina Apolo”. Afinal, trata-se da área mais significativa de biodiversidade (mosaico de mata atlântica + campos de altitude sobre cangas ferruginosas e quartzíticas + cerrado/Bioma Mata Atlântica) no contexto da região Central de Minas Gerais, e a área mais preservada prestando o serviço ecossistêmico de acumulação de importantíssimos mananciais a alimentarem, com águas Classe Especial e Classe 1, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e as bacias dos rios São Francisco e Doce.

DIVULGUEM ESTA NOTÍCIA, ASSINEM O ABAIXO ASSINADO PELA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA.

Quanto mais pessoas conhecerem esta proposta, mais fortalecida será a iniciativa de criação do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela.

Prefeito de Belo Horizonte assinando pela criação do Parque da Gandarela

Assine e divulgue o abaixo-assinado a favor do parque:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7030

Um abraço,

Coordenação

MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DO GANDARELA

www.aguasdogandarela.org


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br