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18 de outubro de 2010

O LIXO EM NOSSAS PRAIAS - SUBSÍDIOS PARA PRÁTICAS NAS ESCOLAS


Especial para os educadores das cidades costeiras:

RESÍDUOS SÓLIDOS EM AMBIENTE PRAIAL (PORTO DA BARRA –
SALVADOR, BAHIA) – SUBSÍDIO PARA PRÁTICAS DE
SENSIBILIZAÇÃO NA ESCOLA.

SÉRGIO PINHEIRO DE SANTANA NETO
Monografia de conclusão de disciplina apresentada ao Instituto
de Ciências Biológicas da Universidade Católica do Salvador
como parte das exigências para a obtenção dos créditos totais
da disciplina BIO375 – Ciências Ambientais.

RESUMO
Crescimento populacional, extensão costeira e concentração demográfica no litoral, aliados aos padrões insustentáveis de consumo, fazem do Brasil um potencial poluidor do ambiente praial.

Sendo a limpeza pública uma alternativa dispendiosa e de caráter remediador, compete a Educação Ambiental promover, a longo prazo, a diminuição da
poluição por resíduos sólidos, junto às fontes geradoras. Sua prática em escolas, visto
que a falta de esclarecimento conduz a população a uma postura errônea frente às
questões ambientais, se faz então necessária, visando elucidar ao estudante, seu
importante papel como produtor de resíduos, inserindo-o no contexto dos problemas
ambientais e suas soluções.

Assim, esta pesquisa objetivou sensibilizar estudantes do
Ensino Fundamental I da rede pública municipal, quanto aos problemas associados à
inadequada disposição de resíduos sólidos na praia do Porto da Barra, de acordo com os
objetivos e princípios básicos da Educação Ambiental.

Para isso, inicialmente
investigou-se a dinâmica dos resíduos sólidos e do público frequentador da área de
estudo. Posteriormente foi selecionada uma escola a ser trabalhada, a partir da sua maior
proximidade e do vínculo de seus estudantes com a praia em questão, aos quais foram
aplicadas atividades teóricas, práticas e lúdicas visando um estímulo à percepção
ambiental.

Os mesmos ainda foram avaliados a partir de um etograma, comparando
elementos presentes em desenhos e pinturas realizados anteriormente às atividades
propostas, e ao final dessas. Por fim, envolveu-se a comunidade local a partir de
materiais provenientes das atividades realizadas pelos estudantes, tornando-os agentes
sensibilizadores.


Fonte: Jornalista Ambiental Fabiano Barretto
Globalgarbage - Fórum REBIA Nacional

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ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=8c6n_-vuXSw&list=FLQ2JU4hwtBQEpG7PBrtYOkg&index=1

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