Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2010

O POLUÍDO RIO TAMANDUATEÍ (SP) GANHA NOVE ÁRVORES SUSPENSAS SOBRE SEU LEITO

Árvores suspensas sobre o Rio Tamanduateí, em S. Paulo


ARTISTA PLÁSTICO MODIFICA PAISAGEM COM ÁRVORES SOBRE LEITO DE RIO EM SÃO PAULO


A paisagem já foi tranquila, e agora é poluída e tem trânsito carregado. Hector Zamora disse que a intenção é provocar, e despertar a memória.


O Centro velho de São Paulo amanheceu nesta quinta-feira com a paisagem modificada por um artista plástico mexicano.

O rio que corta o centro de São Paulo um dia já foi assim: as lavadeiras estendiam roupas nas margens. Nas ruas e pontes, nada de carros. Congestionamento, só de gente.

Nesta quinta-feira, o poluído Tamanduateí virou cenário de uma obra de arte: nove árvores foram suspensas sobre o leito. Mas a pressa paulistana é tanta que muita gente não vê o que está na cara.

Mas por que um jardim suspenso numa região tão abandonada, com um trânsito tão carregado? Exatamente por isso: para que as pessoas possam parar, enxergar e pensar a respeito.

Autor da obra, o artista plástico Hector Zamora diz que a intenção é provocar, despertar a memória mesmo. Fazer as pessoas lembrarem de como era a cidade: “Pra refletir sobre nossa relação com a natureza, o que ta acontecendo com a nossa cidade, cada vez está virando mais cinza e menos verde”, disse o artista.

As árvores, todas da flora nacional, foram colocadas em vasos enormes e suspensas com cabos de aço. Cada uma pesa mais ou menos duas toneladas.

Quando descobriu as árvores, seu Oswaldo logo sacou a máquina pra registrar a novidade: “As arvores tentando melhorar a situação de um rio poluído, de um rio degradado. Na minha foto, com certeza São Paulo está mais bonita, é o desejo transformado na foto”, diz Oswaldo Rogério Filho.

As árvores ficam sobre o Tamanduateí até o fim de novembro. Outras 11 cidades brasileiras vão receber instalações parecidas nas margens dos rios.

Veja o Vídeo da Globo.com - Jornal Nacional de 07/10/10:

"'AS ÁRVORES SUSPENSAS DO RIO TAMANDUATEÍ- SP

Fonte: GLOBO.COM - JORNAL NACIONAL DE 07 OUT 2010

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br