Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de outubro de 2010

PROGRAMA "POR UM PLANETA MAIS LIMPO" DA UNILEVER BUSCA FÓRMULAS MAIS SUSTENTÁVEIS NOS PRODUTOS


Site da campanha disponibiliza informações sobre os critérios sustentáveis adotados nos produtos/Imagem: Reprodução


Campanha da Unilever busca aliar eficiência e sustentabilidade aos produtos


Proporcionar limpeza as roupas sem que seja necessário agredir o meio ambiente é o principal objetivo do programa global "Por Um Planeta Mais Limpo", desenvolvido atualmente pelo grupo anglo-holandês Unilever no Brasil e em outros sete países.

Sobram motivos para justificar a iniciativa. Todos anos, 125 bilhões de lavagens de roupas são realizadas no mundo com os produtos Unilever. No Brasil, em torno de 95% do uso de água se dá durante a lavagem de roupas nos domicílios, enquanto em torno de 80% das emissões de gás carbônico são feitas no decorrer do processo de obtenção de matérias primas.

Na tentativa de amenizar o problema e estimular a consciência dos consumidores, o tema que norteia a campanha Por Um Planeta Mais Limpo é "Pequenas Ações X Milhões de Pessoas = Grandes Mudanças". Alguns dos principais produtos da Unilever têm adotado critérios socioambientais nos últimos anos. A fórmula do Omo Poder Líquido Super Concentrado, por exemplo, garante um poder de limpeza duas vezes mais eficaz por meio de um consumo menor de matérias-primas, embalagens e transporte.

Desde julho deste ano, as fórmulas dos detergentes em pó da empresa substituem o fostato de sódio, substância eficaz na limpeza, porém, nociva ao meio ambiente, pelo carbonato, uma mudança que resultou na redução de 35% das emissões de gás carbônico na atmosfera. A composição das cinco versões de Omo, duas de Brilhante e quatro de Surf já foram alteradas.

As fórmulas concentradas de Comfort e Fofo estão contidas em embalagens 100% recicláveis de 500 ml, mas rendem o mesmo que as garrafas de 2 litros, uma economia equivalente a 52 milhões de garrafas de 2 litros (redução que inclui plástico, água e papel). A Unilever também decidiu colocar o selo “Por Um Planeta Mais Limpo” nas embalagens, além de acrescentar uma série de informações ao consumidor.

Blogueiros mostram aplicabilidade de iniciativas sustentáveis

Com o objetivo de conscientizar o consumidor, a campanha Por Um Planeta Mais Limpo conta com um site informativo no qual é possível saber os critérios sustentáveis de cada produto e como melhor utilizá-lo. O blog da iniciativa também merece destaque. Lá podem ser acompanhadas as experiências cotidianas da engenheira ambiental Daiane Santana, do jornalista Gustavo Ribeiro e da mamãe Giovana Reobol.

Eles participam de uma série de desafios sustentáveis semanais que começaram em 27 de setembro e terminarão em 21 de novembro. As atividades dos blogueiros incluem a redução do consumo de água, reciclagem adequada de lixo, eficiência energética, entre outras, e são divulgadas por meio de textos, fotos e vídeos. O ideal é que você também tente aplicar essas ações em casa, assim como a Daiane, o Gustavo e a Giovana, até porque o desenvolvimento sustentável começa no nosso próprio lar.

Fonte: EcoDesenvolvimento



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br