Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2010

REDE SUL DA BAHIA QUER SABER O POSICIONAMENTO DOS CANDIDATOS SOBRE O PORTO SUL, EM ILHÉUS


Rede Sul da Bahia pede posição de candidatos a presidente sobre porto


28/10/2010

A Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável encaminhou nesta quarta-feira, 27/10, uma carta aos dois candidatos à Presidência da República, pedindo um posicionamento em relação ao Porto Sul, previsto para ser construído em Ilhéus.

A rede considera que o projeto poderá comprometer séria e irreversivelmente o Bioma Mata Atlântica do Sul da Bahia, afetando áreas protegidas como a Lagoa Encantada, o Parque do Conduru e a Apa de Itacaré-Serra Grande, a atividade pesqueira e a paisagem turística da Costa do Cacau.


Entre outras ameaças, a carta aponta que o local escolhido pela empresa de capital internacional Bahia Mineração (Bamin) - consórcio liderado pela China e pelo Cazaquistão - para a construção do complexo portuário na Ponta da Tulha, em Ilhéus, detém 80% dos remanescentes da Mata Atlântica no Nordeste.

Enfatiza ainda que trata-se de uma área que está inteiramente incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO e que os impactos podem ser irreversíveis.

A proposta da Bamin é escoar o minério de ferro extraído de jazidas do município de Caetité (BA) para o terminal marítimo de exportação utilizando uma nova ferrovia, a futura Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará a cidade de Figueirópolis (TO) à Ilhéus (BA).

O texto aponta a existência de uma ferrovia desativada que poderia ser revitalizada, em lugar de se construir uma nova ferrovia.

Leia a carta na íntegra.

ISA, Instituto Socioambiental.

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br