Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2010

RS REALIZA A 10ª SEMANA ESTADUAL E 17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA


Pelotas (RS): Gaúchos realizam a 17ª Semana Interamericana da Água


Desde o dia 25 de setembro até 02 de outubro, acontece a 17ª Semana Interamericana da Água e a 10ª Semana Estadual, promovida pela Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O tema para essa edição é Água – incolor, inodora, insípida e indispensável.

Água inodora e indispensável

Publicado por Ângela Rocha | angela@gazetadosul.com.br - http://www.gazetadosul.com.br/

A 10ª Semana Estadual e a 17ª Semana Interamericana da Água de 2010 (25/09 a 2/10) ressaltam que, por natureza, a água é incolor, inodora, insípida e indispensável.

Na região onde me criei (Cascata, Arroio do Meio), nunca tivemos falta de água. Em tempos de muita seca o pai nos alertava a fechar as torneiras para que o poço não secasse. Nos dias de intensa chuva a água ficava turva, mas nada que nos impedisse de consumi-la. Uma vez por ano o poço era limpo e depois novamente tapado para que nenhum animal pudesse nele adentrar. A água excedente saía por um ladrão colocado pouco abaixo da sobrelaje, dando assim origem a um regato que alimentava o “Arroio Grande”. Ao redor do poço tinha-se o cuidado de manter a vegetação para que a água se mantivesse fresca e a fonte não secasse. Tinha água suficiente para o consumo da família e dos animais e ainda sobrava para regar as plantas. Normalmente a água era incolor e jamais apresentava cheiro. Nos quentes dias do verão a água era tomada com vontade e nunca me lembro de alguém ter dito que “a água tinha gosto ruim”.

Ao deixar o interior e passar a tomar a água da cidade levei um baque. A água que saía das torneiras do seminário era diferente. Era uma água com gosto de cloro. Nunca ficava turva, mas por vezes saía da torneira com aparência de água com sonrisal. Quando a chuva tardava e os arroios baixavam de nível um cheiro estranho emanava das torneiras.

Com o passar dos anos fui posto em contato com regiões de falta de água. Vi animais morrendo de sede no interior de Encruzilhada do Sul. Populações urbanas privadas de água durante algumas horas do dia por causa do racionamento. Vi riachos secarem por falta da vegetação ribeirinha. Passei mal pela ausência de umidade no ar em uma viagem ao Mato Grosso. Vi arroios tomados por resíduos animais e riachos na cidade de Santa Cruz exalando o forte cheiro do esgoto urbano. Acompanhei a expansão das redes hídricas pelo interior com uso de águas subterrâneas e o consequente abandono das fontes naturais.

Em 2004, no espírito da Campanha da Fraternidade que tinha por tema “Água fonte de Vida”, aceitei com gosto o convite para integrar o Comitê de Gerenciamento das Águas do Rio Pardo. Na consciência de que a água é um bem limitado entendi que precisamos gerenciar o seu uso para que as futuras gerações tenham água suficiente e de boa qualidade para levarem vida digna.

A 10ª Semana Estadual, junto com a 17ª Semana Interamericana da Água, querem nos alertar que água boa é aquela que é incolor, inodora e insípida.

Por natureza, a água é incolor. Se por vezes ela se apresenta azulada não é por causa dela, mas pelo reflexo do azul do firmamento. Qualquer outra cor que ela venha a tomar é sinal de impureza. A água natural não tem odor. Ela é inodora. Todo cheiro que ela vier a exalar acusa alguma impureza ou algum produto que lhe foi adicionado.

A água não tem gosto. Ela é insípida. Não se toma água por causa do seu sabor, mas por causa da sua utilidade. Ela não é para agradar paladares, mas para satisfazer necessidades.

Que as reflexões desta Semana nos ajudem a tratar com mais carinho a água que flui das fontes, que corre pelos riachos e abastece os nossos lares. Façamos o possível para que ela continue seu normal curso sem cor, sem odor e sem gosto. Água pura e suficiente para que a vida siga seu ciclo, é o que queremos para nós e para as futuras gerações.

Roque Hammes/Padre na Comunidade São José /Site Tratamento de Água

roquesham@gmail.com


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br