Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2010

SOS RIO SÃO FRANCISCO - MUITO POUCO A COMEMORAR NO 509º ANIVERSÁRIO

Rio São Francisco, em Pirapora (MG)

Rio São Francisco: 509 anos e 2 milhões de litros de poluição em Pirapora

Internautas e ambientalistas marcam o 509° Aniversário do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional, com a denúncia de um grande crime ambiental no município de Pirapora (na região Norte de Minas Gerais). O crime vai na contramão do movimento de revitalização ambiental da Bacia hidrográfica.

outubro 8, 2010

http://www.ecodebate.com.br/2010/10/08/rio-sao-francisco-509-anos-e-2-milhoes-de-litros-de-poluicao-em-pirapora/

, ,

O Rio São Francisco completa 509 anos de descobrimento histórico recebendo mais de 2 milhões de litros de poluição (sem tratamento) despejados diariamente pelo Distrito industrial em Pirapora. Água de cor escura, muita espuma e um odor quase insuportável, que periodicamente se propagada pela parte alta da cidade.

“Há muito tempo aguardamos providências da Câmara municipal, do COPAM, do Ministério público, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Comitê da Bacia, PM Ambiental e FEAM. As análises químico-físicas (a primeira delas através do Serviço Autônomo de água e esgoto/SAAE) já foram solicitadas para apontar tecnicamente a empresa responsável pelo crime”, informaram os denunciantes.

O grupo vem utilizando o orkut, o facebook, youtube, blogs e e-mails para ampliar a extensão da denúncia e ganhar apoios. Enquanto isso, a cada hora, mais de 80 mil litros de poluição é despejada no pequeno porto que serve os pescadores e a região da comunidade rural do Pernambuco.

O mesmo material poluente foi encontrado (com grande volume) em um ponto da rede de captação em frente a empresa têxtil que supostamente é a responsável pela produção do dejeto. O rio da integração nacional, em Pirapora, é motivo de vergonha geral.

Vídeos contaminação Rio São Francisco.

http://www.youtube.com/watch?v=6zUy9cMSCOw

http://www.youtube.com/watch?v=DyQgn7U2RHU

http://www.youtube.com/watch?v=d9EtzKISsfA

http://www.youtube.com/watch?v=rPFs_GrdIF4

http://www.youtube.com/watch?v=RR1EYrqXcWE

Colaboração de Max Rocha e Vilmara-Stuart para o EcoDebate, 08/10/2010

Enviado pelo colaborador Eng. João Suassuna - Rema Atlântico


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Moro em Curitiba,a cidade toda é cortada por rios.Próx.da minha casa tem 2,um deles faz divisa com a cidade de Colombo,rio ATUBA,em fevereiro aconteceu um CRIME AMBIENTAL,moveis,madeiras,eternit, muito lixo prá dentro do rio,pois a prefeitura removeu,algumas familias que moravam a beira do rio,as maquinas demoliram as casas,e parte do material foi prá dentro do rio,se os resp.não removerem o lixo de dentro e da margem,será a maior tragédia do BRASIL,pois moramos em um buraco,com 2 rios e muito lixo,o rio esta raso por falta de limpeza e manutenção.Local Curitiba divisa com Colombo. Sugestão,deveria ter um n.disque denúncia como:190/193/181 e multas c/valores altos-neste caso o prefeito
    Teresa
    teresasantos2010@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br