Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de outubro de 2010

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (IV) REPRESA DE JAGUARI-JACAREÍ EM IGARATÁ (SP)






Vista parcial da Represa Jaguari cortada por viaduto da
Rodovia D. Pedro I

Vista aérea da represa Jaguari

VISITA DO SOSRiosBr À REPRESA JAGUARI EM IGARATÁ (SP)

Represa Jaguari, com uma extensão de 120 Km, proporciona ao turista passeio de barcos, jet ski, lanchas, pesca com vários tipos de peixe como bagre, tilarias, lambari, tucunaré. Há também seis cachoeiras.

O rio Jaguari é afluente do rio Paraíba do Sul. Há uma usina hidrelétrica desativada e a barragem serve para regularizar o nível do rio Paraíba, que abastece com água potável diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, inclusive a capital deste.

onde fica:



Município de Igaratá -SP
Distância:
• São Paulo - 71 km
• São José dos Campos - 38 km
Acessos:
• BR-116
• SP-66

por que ir:


Turismo Náutico, Ecológico e de Aventura. Possui clima temperado, com temperatura média de 18º C. Inverno seco, ideal para curtir o frio, pois a cidade possui topografia acidentada.

As represas existentes no Sistema Cantareira (Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e depois do bombeamento na Estação Elevatória Sta. Inês, Represa Águas Claras) provocam uma retenção da água no reservatório, de tal forma que as áreas de drenagem dos reservatórios não contribuem para as vazões dos rios. Por outro lado, os reservatórios realizam descargas, tanto na Sub-Bacia do Atibaia como na Sub-Bacia do Jaguari.

As barragens do Jaguari e Jacareí dão origem à maior e mais distante represa (represas interligadas por um canal) do Sistema Cantareira. A represa do Jaguari/Jacareí está localizada a uma altitude de 844 metros acima do nível do mar e contribui para a vazão do sistema com 22 mil litros de água por segundo.

O represamento dos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri permite o controle do fluxo das águas desses rios, mantendo-os com uma vazão constante na estiagem, evitando enchentes na época das chuvas, beneficiando, assim, a população de uma grande região que abrange setores das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, nos seguintes municípios: Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Itatiba, Campinas, Paulínia, Bragança Paulista, Pedreira, Cosmópolis, Jaguariúna, Americana, Santa Bárbara d' Oeste, Piracicaba; e da bacia do medio Tietê: Franco da Rocha, Caieiras e Perus.

O SOS Rios do Brasil em sua IV Visita teve oportunidade de fotografar diversos setores da Barragem Jaguari nas cidades de Igaratá e Nazaré Paulista (ambas em SP) ao longo da Rodovia D. Pedro I (SP 65).

Nas futuras visitas do Blog, pretendemos conhecer, fotografar e trazer informações gerais das demais represas e do Sistema Cantareira, responsáveis pelo abastecimento de água de boa parte da Grande São Paulo (31.000 litros/s).

Veja a reportagem completa, características da Represa Jaguari-Jacareí e a 


Galeria de Fotos da Visita IV - CLIQUE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Soube ser comum a prática da pesca do Tucunaré , em época de desova. Represa de Igaratá. Não há uma época de 'defeso"? Como estou mudando para lá e com barco, será que não é possível apoiar a fiscalizaçào, ajudar os orgãos de controle ambiental? Nada de proibir. Só pescar na época certa e com fartura. Só isso.
    Mauricio Tessitore. Sp m.tess@uol.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br