Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2010

SOS RIOS DOS CAMPOS GERAIS (PR) - PROGRAMA "SE LIGUE NA REDE"

Programa "Se ligue na Rede" em Palmeiras, nos Campos Gerais (PR)

1/10/2010 10:11:10
Sanepar vistoria ligações de esgoto em Palmeira

Publicado por http://www.aen.pr.gov.br

A Sanepar iniciou em Palmeira, Campos Gerais, a vistoria técnica nos imóveis para identificar possíveis irregularidades nas ligações domiciliares de esgoto. As visitas fazem parte do Programa Se Ligue na Rede e asseguram que o esgoto seja devidamente coletado para receber o tratamento adequado, evitando a poluição ambiental. A previsão é que as vistorias sejam concluídas, em toda a cidade, em 90 dias.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Luiz Fernando Wagner, assim que as vistorias forem encerradas, os resultados serão enviados para a Vigilância Sanitária do município, a quem compete notificar os imóveis que estiverem lançando esgoto irregularmente e tomar as providências administrativas e legais.

Com 90,5% da população com acesso ao sistema de esgotamento sanitário, Palmeira tem um dos melhores índices do Paraná e está muito acima do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 65%. “Mas ainda há moradores que têm a rede de esgoto na frente da casa e insiste em usar a ‘casinha’, gerando mau cheiro”, denuncia Maria do Carmo Ferreira, que mora há 15 anos no Jardim Santa Rosa II.

IMPORTANTE – A costureira Paulina Hoinaski, moradora da Vila Rosa, aprova o Programa Se Ligue na Rede. “O pessoal da Sanepar veio e colocou um líquido no banheiro e nos ralos. Aqui em casa estava tudo certo”, conta.

Para realizar as vistorias, os técnicos a serviço da Sanepar se apresentam uniformizados e identificados com crachá. Mediante autorização do morador, eles realizam testes com corantes em cada peça hidrossanitária (banheiros, pias, ralos, vasos sanitários, piscinas) e também serão verificadas as instalações e destinação das águas das chuvas. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 115.

BOX – Base legal do programa

O Programa Se Ligue na Rede tem por base legal o Decreto Estadual n.º 5711, de 5 de maio de 2002, que determina, entre outros aspectos:

· Todas as edificações, de qualquer espécie, ficam obrigadas a efetuar a ligação à rede coletora de esgotos, quando forem por ela servidos.

· Toda ligação clandestina de esgoto sanitário ou de outras procedências, feita na galeria de águas pluviais, deverá ser desconectada e ligada à rede coletora de esgotos.

· É vedada a utilização de poços rasos escavados, para disposição de efluentes de esgotos domésticos ou industriais.

· É vedada a ligação de águas pluviais ou resultantes de drenagem, à rede coletora de esgotos sanitários

Fonte: Site Tratamento de Água/Agência Notícias PR

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br