Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2010

MINAS GERAIS QUER EVITAR CHEGAR A 500 MIL NOVOS CASOS DE DENGUE EM 2011





Montes Claros é a 4ª cidade de Minas em número de casos de dengue

Num quadro divulgado hoje pelo jornal “Estado de Minas”, de Belo Horizonte, Montes Claros aparece em 4º lugar em Minas Gerais, com 7.328 casos notificados de dengue. 

A liderança é de Belo Horizonte (67.900 casos), seguida por Betim (16.577) e Juiz de Fora (9.281). Montes Claros aparece na frente de cidades bem maiores como Contagem (6.739 casos) e Uberlândia (2.694). 

Ontem, o governo de Minas anunciou que investirá 60 milhões de reais na compra de equipamentos, veículos e na criação de uma força-tarefa para tentar conter o avanço da dengue no Estado. 

Oitenta e cinco municípios devem ser atendidos inicialmente, entre eles, Montes Claros. O objetivo é evitar 500 mil novos casos da dengue em 2011. Este ano já são 235 mil casos em Minas, com 98 mortes. 



Plano contra dengue em MG inclui 14º salário e Exército

Depois de passar o ano inteiro com uma alta incidência de dengue, Minas Gerais corre o risco de enfrentar uma grave epidemia da doença com o início do período chuvoso. O problema chegou a tal ponto que obrigou o poder público a usar medidas extremas. Em Belo Horizonte, a prefeitura anunciou pagamento até de 14º salário para agentes de combate que cumprirem metas. O governo estadual, por sua vez, anunciou hoje a criação de uma força-tarefa, com a participação do Exército e da Aeronáutica, para tentar conter o avanço dos casos.


O Estado registrou cerca de 246 mil notificações de dengue. O número representa aumento de 195% em relação aos 83 mil casos registrados durante todo o ano passado. O crescimento na capital foi ainda maior. Com 67,7 mil notificações este ano, Belo Horizonte teve um acréscimo de 424,4% no número de casos em relação às 12,9 mil notificações em 2009.


Em Minas, 98 pessoas já morreram vítimas da doença ou de suas complicações em 2010, contra 24 no ano passado. No País, segundo o Ministério da Saúde, a dengue causou a morte de 592 pessoas este ano.


Diante do quadro, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte anunciou que os 4,6 mil agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, poderão receber até R$ 700 de bônus caso as equipes cumpram metas propostas pelo do órgão. A prefeitura estima gasto de aproximadamente R$ 2 milhões com a medida, com recursos do Fundo Municipal de Saúde.


De acordo com a secretaria, também foi criado um serviço de telemarketing que fará 390 mil ligações mensais para as residências em áreas de maior risco para alertar moradores sobre o problema e as formas de preveni-lo.

LEIA MAIS:
Poderá também gostar de:

Fonte: FAMAMG


Minas Gerais entra na luta contra a dengue


Sábado, 20/11/2010
O Brasil já registra quase o dobro do número de casos de dengue em relação ao ano passado. Só em Minas, as mortes aumentaram quatro vezes. Moradores de Ribeirão das Neves se mobilizam contra a doença.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br