Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2010

SANEAMENTO COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DÁ CERTIFICAÇÃO ISO 14001 A 26 ETEs DA SABESP



Sabesp conquista certificação ISO 14001 para 26 Estações de Tratamento de Esgoto 

Empresa implanta Sistema de Gestão de Ambiental e concretiza ações voltadas à prestação de serviços 
de saneamento com sustentabilidade ambiental 



Vinte e seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Sabesp na região e em outras áreas metropolitana e do  litoral de São Paulo recebem hoje (17/11) a certificação ISO 14001 - colocando a Sabesp entre as empresas com mais certificados ISO 14001 no setor de saneamento. 


A companhia soma 22 novas ETEs certificadas, uma vez que as estações de Biritiba Mirim, Arujá e Salesópolis (Sede e Remédios) já haviam passado pelo processo. 

“A certificação das instalações da Sabesp incorpora a dimensão ambiental às boas práticas de gestão empresarial. Representa um enorme avanço no sentido de alcançar a universalização do saneamento, considerando a utilização sustentável dos recursos naturais, a partir da integração de estratégias e habilidades para a melhoria contínua das operações e negócios da Sabesp”, define o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira. 

Além do atendimento aos requisitos legais, a norma ISO 14001 requer uma atuação comprometida com os princípios da prevenção à poluição e da melhoria contínua dos trabalhos de cunho ambiental desenvolvidos na companhia. 

“A certificação sela os resultados positivos da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas instalações da Sabesp. O sistema é destinado a controlar os diversos aspectos e os possíveis impactos sobre o meio ambiente decorrentes das atividades e processos oriundos das ETAs e ETEs, com vistas a melhorar de forma contínua suas operações”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, Wanderley da Silva Paganini. 

O programa está em desenvolvimento desde 2007, quando teve início um processo de mudanças na empresa, no qual a gestão ambiental foi incorporada à Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, que teve ampliadas suas atribuições, com a criação da Superintendência de Gestão Ambiental. 

“Os empreendimentos de saneamento estão sujeitos a inúmeras leis e regulamentos referentes ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Esses dispositivos legais, reiterados pela própria cobrança do poder público e da sociedade, fazem com que a empresa tenha que aprimorar continuamente suas práticas de planejamento e gestão, incorporando obrigatoriamente a variável ambiental nas fases de concepção, implantação e operação dos projetos e empreendimentos”, explica Marcelo Salles, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente. “O desafio é enorme, considerando-se a dimensão, a diversidade da empresa e a gestão descentralizada de negócios”, conclui. 

ETES CERTIFICADAS NA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA:

- São Francisco Xavier 
- Embaú/Cachoeira Paulista 

OUTRAS REGIÕES: 

- Águas da Prata 
- Anchieta 
- Arapongal/Registro 
- Arujá 
- Bichoró 
- Biritiba Mirim 
- Charqueada/Recreio 
- Colômbia 
- Igarapava 
- Jacupiranga 
- Jarinú 
- Massaguaçú 
- Pariquera-Açu 
- Parnaso 
- Paulínia 
- Pedrinhas Paulista 
- Pedro de Toledo 
- Pratânia 
- Rechan 
- Remédios 
- Rifaina 
- Salesópolis/Sede 
- Serra Azul 
- Suzano 


Assessoria de Imprensa/Sabesp 
Mariangela Devienne 
Tels: (11) 3388-9427

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br