Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2010

2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA - APUCARANA (PR)

 

Apucarana será sede do 2º Seminário Internacional do Programa Produtor de Água

A cidade de Apucarana sediará, no Dia Mundial da Água – comemorado em 22 de março –, o 2º Seminário Internacional do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas. A data e o local do evento foram definidos nesta semana em Brasília pelo presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, que acolheu sugestão do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Erivelto Luiz Silveira.

O diretor da Sanepar sugeriu que Apucarana seja a anfitriã do seminário porque o município está em pleno andamento o Projeto Oásis, que remunera os produtores rurais que voluntariamente preservam as nascentes e áreas de mananciais localizadas em suas propriedades. 

O valor pago ao produtor, mensalmente, pode variar entre R$ 77,00 e R$ 588,70, dependendo do cumprimento dos 13 requisitos. Parte dos recursos que financia este projeto provêm da Sanepar, que repassa todos os meses, ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Apucarana, 1% do que a empresa fatura na cidade. 

O Projeto Oásis em Apucarana é o primeiro do Paraná e o segundo do Brasil nesta linha. O objetivo é beneficiar as três bacias que passam pelo município: Pirapó, Tibagi e Ivaí. Estão sendo beneficiados cerca de 550 proprietários, numa área de 170 quilômetros quadrados, da bacia do Pirapó, manancial de abastecimento de Maringá e emergencial de Apucarana, hoje abastecida pelo Rio Caviúna. 

OBJETIVOS – Os objetivos do Projeto Oásis e do Programa Produtor de Água são semelhantes. Ambos buscam reduzir o assoreamento e a erosão em áreas de mananciais e melhorar a qualidade da água, especialmente daquela destinada ao abastecimento público. Para tanto, o produtor rural deve executar projetos de conservação da água e do solo e em compensação é remunerado pelos serviços ambientais prestados.

A Sanepar oferece apoio técnico aos produtores que aderem ao Projeto e auxilia no monitoramento ambiental durante o período em que a propriedade está sendo beneficiada. A expectativa dos organizadores do 2.º Seminário Internacional do Programa Produtor de Água é reunir mais de 300 autoridades de países das Américas e Europa. Fonte: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br