Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2010

SOS BACIAS DOS RIOS PARANAÍBA E PIRANHAS AÇU - PROJETOS SELECIONADOS PELA ANA


ANA seleciona projetos de apoio administrativo para os Comitês de Bacia dos rios Paranaíba e Piranhas Açu

 A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou dois editais para selecionar, no dia 1º de fevereiro, um projeto de uma Organização da Sociedade de Interesse Público (Oscip) para o desenvolvimeto de atividades de apoio às ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba e outro projeto para desenvolver as mesmas atividades para o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu. Os dois editais foram publicados no Diário Oficial da União no dia 16 de dezembro.
 
Os centros de apoio a serem desenvolvidos pelas Oscips selecionadas atuarão como assessorias administrativas dos respectivos comitês por um período previsto de três anos e devem executar atividades como organização interna, planejamento das atividades do comitê, comunicação e mobilização social, capacitação de gestores e organização de eventos.
A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba possui área de drenagem de 222.767 Km2, abrangendo parte dos estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul. A nascente do rio Paranaíba está no município de Rio Paranaíba, na Serra da Mata da Corda. O rio percorre cerca de 1.160Km até sua foz, no encontro com o Rio Grande, onde está localizada a hidrelétrica de Ilha Solteira.
A população da região do CBH do Paranaíba é de cerca de 8,5 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 92% se concentram em áreas urbanas. A ocupação abrange 193 municípios  distribuídos pelos três estados da bacia e o DF. A maior parte da população está concentrada nas regiões metropolitanas de Brasília e Goiânia, onde vivem mais de cinco milhões de habitantes, quase 70% dos residentes.  
A Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu possui uma área total de drenagem de 43.681,5 km², sendo 60% na Paraíba e 40% no Rio Grande do Norte. Dos 147 municípios abrangidos pela Bacia do Piranhas-Açu, 102 são paraibanos e 45 potiguares, totalizando mais de 1,3 milhão de habitantes.

Em termos sócio-econômicos, a Bacia é fundamental para os dois estados porque nela estão localizados o sistema paraibano de reservatórios Curema-Mãe D’Água, com capacidade de armazenamento de 1,35 bilhões de metros cúbicos, e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, que pode armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Mais informações:




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br