Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de janeiro de 2011

ANA CONVOCA PRINCIPAIS ÓRGÃOS LIGADOS A CLIMATOLOGIA E FAZ BALANÇO DAS AÇÕES






Sex, 28 de Janeiro de 2011 

Ingá apresenta ações de monitoramento meteorológico em Brasília



A avaliação do período chuvoso de 2010 e início de 2011 e as perspectivas de janeiro a março deste ano foram os motivos para a Agência Nacional das Águas (ANA) convocar os principais órgãos ligados a climatologia do país para fazerem um balanço das ações desenvolvidas, até o momento, pela União, estados e municípios. O Instituto de Gestão das Águas e Clima participou do encontro e apresentou as iniciativas em casos de chuvas e eventos extremos, destacando as ações de monitoramento dos dados de chuva, emissão de boletins pluviométricos, previsão do tempo e outros serviços disponibilizados pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba) à população baiana.




A operação coordenada pela ANA visa à prevenção, monitoramento e mitigação dos impactos de inundações. A agência contextualizou o quadro hidrológico (água) país e apresentou a ‘Sala de Situação’ onde recebe as informações meteorológicas de todo o país hora em hora, através de plataformas telemétricas (transmissão via satélite), que são reenviadas para um banco de dados e direcionadas ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIR). Quando o sistema aponta um evento grave muito acima ou abaixo da média prevista, gera um alerta para um protocolo de ação. Dessa forma, a ANA aciona a Defesa Civil Nacional e outros órgãos federais, e por fim, a Presidência da República.




Segundo os representantes do Ingá no encontro (Gabriel Palma, diretor de Monitoramento e Informação; e Maria Quitéria Oliveira, coordenadora de Estudos e Projetos de Recursos Hídricos), o funcionamento da Sala de Situação para eventos críticos da ANA servirá de modelo para o desenvolvimento das ações da Comissão Estadual de Resposta aos Danos das Chuvas. O grupo presente ao encontro, que também contou com a presença de Paulo Sérgio, coordenador da Defesa Civil Estadual - sinalizou que a Bahia está se preparando para criar condições para prever e agir em situações de eventos extremos, tanto relacionados a monitoramento de chuvas, quanto de secas e incêndios.




Outra ação que servirá de apoio aos monitoramentos hidrometeorológicos, na Bahia, será a inserção de mais 5 Plataformas de Coleta de Dados (PCDS) na região Metropolitana – 2 em Lauro de Freitas; 1 em Simões Filho; 1 em Candeias; 2 em Salvador. O objetivo é ampliar os pontos de monitoramento pluviométrico, já que a região sofre com constantes inundações em períodos chuvosos e por se tratar da maior área de densidade populacional do Estado.




O diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos lembra que o monitoramento dos focos de calor realizado pela equipe responsável pela climatologia no órgão é um exemplo aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e que servirá de inspiração para outros estados. A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, será o primeiro destino a utilizar os dados do sistema e do modelo de gestão de eventos críticos já experimentado pelo governo estadual, que ajudou na prevenção e combate aos focos de calor e incêndios na Chapada Diamantina, na Bahia.





Durante os meses que anteciparam o período de estiagem na região baiana e tida como a época mais quente, a área contou com uma operação do governo estadual e contribuição de diversos órgãos, entre eles, o Ingá, Instituto de Meio Ambiente, Cordec, Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para localizar os focos de calor monitorados por técnicos do Ingá com o uso do Sigweb-I3 geo, um sistema desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que funciona como uma ferramenta de localização geográfica.




Os estados presentes – RS, SP, MG, BA, AL, SE, PE e GO- na reunião revelaram como funcionam a estrutura de monitoramento hidrometeorológico e sistemas de alerta e concordaram que precisam reforçar os planos de contingência para divulgar informações antecipadas sobre eventos críticos para as populações. A reunião também contou com a participação dos órgãos: NOS, CPTEC/INPE, INMET, CPRM e representantes de secretarias estaduais de recursos hídricos ou meio ambiente e órgãos relacionados à gestão das águas.
Fonte: ASCOM INGÁ - BAHIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Prezado Colega, boa tarde.

    Muito importante a todos nós que fazemos o planeta Terra, sua preocupação.
    Sou aposentado do BNB, há 9 anos. À época, quando trabalhava no sul da Bahia, como agente de desenvolvimento, participei da implementação da Agenda 21, que tratava de assuntos inclusive, revistos na Rio +20. Dentre todos os assuntos abordados, o que mais me preocupou, foi a preservação e conservação do nosso potencial hídrico, que já estava sendo cada vez mais, banalizado pela ação danosa do homem atual. Acompanhamos um trabalho que se iniciava junto às comunidades baianas, que se preocupavam com a poluição e contaminação dos rios e mananciais hidrográficos, com o descarte irregular de OGR (Óleo e Gordura Residual), por toda a comunidade, onde foi criado o programa "Papa-óleo".
    Ao aposentar-me, resolvi dar continuidade ao movimento, e ao chegar em Fortaleza - CE, onde passei a residir, procurando recolher OGR e transformar esse resíduo em sabão.
    Passei a pesquisar sobre o assunto e em contato com correspondentes na Europa, encontrei formas alternativas e mantenedoras da Natureza, de produzir um sabão fino e Ecológico, que não agredisse o meio-ambiente e protegesse o nosso potencial hídrico.
    Mesmo fazendo um trabalho individual e com recursos próprios, continuamos trabalhando. É um trabalho lento, pois não temos nenhum tipo de incentivo e apoio do governo brasileiro, que só se preocupa em mostrar para o exterior, uma fantasia fora de sua realidade, investindo em projetos que em nada irão contribuir para o desenvolvimento do país, nem tampouco de sua população carente de tudo.
    Para conhecer um pouco do nosso trabalho, estamos disponibilizando um pequeno vídeo que produzimos sobre o nosso sabão e se for condizente com vosso trabalho, pode divulgá-lo para ajudar a disseminar a idéia e conscientizar àquelas pessoas que ainda estão cegas de que, se houver uma terceira guerra mundial, o motivo desta, será a escassez de água potável.
    Veja o vídeo no endereço: http://youtu.be/af2h1L7P-Wg

    Atenciosamente, Rômulo Costa

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br