Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de janeiro de 2011

BLOG SOS RIOS RECEBE ALERTA DE RISCO DE TRAGÉDIA GEOTÉCNICA EM CAMPOS DO JORDÃO (SP)

Deslizamento do Morro do Britador, em Campos do Jordão/Jan 2000


FAZENDO A NOSSA PARTE COM ATITUDES PROATIVAS

Buscando subsídios com amigos e colaboradores, especialistas de diversas áreas, mantivemos contato com dezenas deles, com quem trocamos constantes e-mails e que sempre estão enviando artigos, links e colaborações diversas para postagem.

Para orientar comunidades que enfrentam problemas com populações em áreas de risco enviamos o e-mail abaixo para diversos colaboradores, no sentido que nos ajudassem a elaborar uma listagem de ações que, se realizadas, possam
ajudá-los a ter um pouco mais de segurança e garantias para suas famílias, considerando que dificilmente serão removidos para áreas mais seguras.

Caros amigos Engenheiros, geólogos, físicos e arquitetos (as)

Com os últimos acontecimentos deploráveis e lamentáveis, ocorridos com as fortes chuvas em muitas comunidades brasileiras, tem muita gente falando muito, criticando muito, buscando culpados e propondo soluções mágicas. Também tem gente séria e competente falando muita coisa boa!

Sabemos das limitações de nossas pobres cidades brasileiras, da falta de uma política séria e eficaz na área habitacional e da realidade de muitas comunidades, infelizmente instaladas em áreas de alto risco (deslizamentos/inundações/enchentes/alagamentos,etc) e que ali continuarão apesar dos alertas e das recomendações da defesa civil, dos órgãos governamentais e das entidades, associações ambientais, comunitárias, religiosas, não porque são pessoas teimosas e burras, mas porque não tem para onde levar suas famílias.

Nesse contexto, considerando que vão continuar nesses locais condenados, a grande maioria sem perspectivas de ser transferidos para outros locais de maior segurança, como Blog voltado para atitudes proativas estou buscando na Web e agora solicito a vocês, para que me ajudem a listar ações exequíveis, de execução rápida, econômica e realizada pelos próprios moradores e/ou poderes constituídos, que possam ser acionados, orientações e propostas, que possam ajudá-los a ter um pouco mais de segurança e garantias para suas famílias.

Na prática o Blog SOS Rios do Brasil procurou fazer sua parte:


- já enviou em 29 de dezembro 2010, aos Governadores eleitos e a Defesa Civil de cada Estado um apêlo para que no início de suas gestões organizassem mutirões e forças tarefas para ações preventivas visando evitar tragédias, com as chuvas de verão - VEJA


- fez ampla divulgação de uma cartilha produzida por associação de Blumenau, que já passou por diversas ocorrências de enchentes e deslizamentos e que faz recomendações úteis para cidadãos em risco - VEJA


Se dispuserem de algum tempo, puderem e quiserem enviar algumas sugestões de atitudes proativas, para que eu possa orientar mais de uma centena de comunidades ribeirinhas, com quem mantenho contato e que enfrentam esses problemas, bem como disponibilizar no Blog para conhecimento e divulgação de nossos 3.500 visitantes/dia (média), ficarei muito agradecido.


Abraços especial aos amigos, que por força de suas profissões tem uma visão maior sobre o assunto e prováveis soluções, mesmo que paliativas.

Já recebemos diversas respostas com valiosas colaborações e sugestões que serão muito bem aproveitadas e repassadas para várias comunidades brasileiras que enfrentam o problema, buscando orientar e ajudar os moradores das áreas de risco.


O "GEÓLOGO DO FANTÁSTICO", ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS, FEZ UM SÉRIO ALERTA QUE ESTAMOS REPASSANDO PARA AS AUTORIDADES DA ESTÂNCIA DE CAMPOS DO JORDÃO:


Aproveito a oportunidade para registrar um alerta aos amigos de Campos do Jordão.


Todas as condições estão atendidas para que possamos afirmar que uma grande tragédia geotécnica poderá se abater sobre essa bela cidade.


As condições geológicas e pluviométricas naturais da região exigem mais do que nunca das autoridades públicas ações e cuidados redobrados de regulação técnica do uso e ocupação do solo urbano, providências que não foram devidamente tomadas ao longo das várias gestões que se sucederam. A questão agora não é buscar responsáveis, mas agir preventivamente para evitar mortes e sofrimento de moradores.


Sugiro aos amigos que, ou por decorrência de um esforço de convencimento, ou por uma ação promovida pelo Ministério Público, providencie-se de forma emergencial a remoção, provisória ou definitiva, das famílias que ocupam áreas de alto e muito alto risco, enquanto paralelamente o poder público passe a exercer em sua plenitude sua função reguladora do crescimento urbano, impedindo que essas e novas áreas nas mesmas condições técnicas sejam ocupadas.


Muitas vidas podem ser salvas, desde que essas providências sejam implementadas. Não implementá-las agora e já significa, da parte dos responsáveis, a participação consciente em um crime anunciado.


Abraços,

Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Também recebemos do experiente Eng. Alexandre Gonçalves da Silva, grande conhecedor dos problemas ambientais de Campos do Jordão (ex-Secretário do Meio Ambiente) e que acompanhou o levantamento das áreas de risco da Estância com as equipes do IPT/USP, um importante depoimento sobre o ALERTA do Geólogo Álvaro R. dos Santos e link de estudo geológico da região:



Caros,


Corroborando com as contribuições do Álvaro e do Damas Cintra, para Campos do Jordão, além da necessidade de implementação “de fato” do Plano Diretor e do Plano Municipal de Redução de Risco, que já abordam amplamente causas, conseqüências e ações necessárias, mas que na prática são planos pouco lembrados fora do período de catástrofes, encaminho link para o artigo da Dra. May Modenesi, que demonstra, segundo seus estudos, a forma como o município deveria ser ocupado para ter segurança geológica (um pouco diferente do que determina o atual código florestal, principalmente no que diz respeito a topo de morro).


Artigo da Dra May : http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/revista_ig/25_1-2_1.pdf


Parabéns professor por estar sempre atento!


Grande abraço

Alexandre Gonçalves


SEM ALARMISMO E COM SERIEDADE


CONSIDERANDO A GRAVIDADE DO ALERTA DO GEÓLOGO ÁLVARO DOS SANTOS, PESSOA DE ALTA COMPETÊNCIA, DE GRANDE EXPERIÊNCIA, SERIEDADE E PROFISSIONALISMO, SENDO UM DOS MAIORES CONHECEDORES DAS CONDIÇÕES GEOLÓGICAS DA SERRA DO MAR E SERRA DA MANTIQUEIRA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, ESTAMOS ENCAMINHANDO O SEU ALERTA PARA AS AUTORIDADES JORDANENSES (PREFEITA, DEFESA CIVIL, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E PROMOTORIA PÚBLICA DA COMARCA).


Prof. Jarmuth Andrade

Físico e Ambientalista


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br