Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de janeiro de 2011

DIA MUNDIAL RAMSAR 2011 (ZONAS ÚMIDAS) - 02 DE FEVEREIRO


Cartaz do Dia Mundial das Zonas Úmidas 2011
(em Portugal: Zonas Húmidas)

40 anos da Convenção de Ramsar



Anada Tiéga, Secretário-Geral

"Estamos agora no início de 2011. - Um ano muito especial para a Convenção de Ramsar, pois no dia 02 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Úmidas, vamos comemorar o nosso 40 º aniversário como Convenção de Ramsar Na Secretaria esperamos que a família inteira vai participar de Ramsar. mãos em zonas húmidas comemorando neste dia, mas queremos mais: esperamos que juntos possamos construir o impulso e criar uma onda global de actividade ao longo do ano ".

Aqui na Secretaria temos vindo a trabalhar arduamente para organizar nossas celebrações e fornecer materiais para ajudar você a se juntar a nós nas actividades do aniversário. Temos desenvolvido um aniversário de 40 logo especial, preparada uma cartilha sobre o 40 º aniversário da Convenção, o seu passado, presente e futuro, a ser lançada oficialmente no 02 de fevereiro, planejaram uma festa especial de aniversário com a comunidade internacional na cidade de Ramsar, no Irã março e em Genebra, Suíça, em maio, encerrou 12 mensagens-chave sobre Ramsar e áreas úmidas deve ser partilhada a partir do 02 de fevereiro de 2011 à 02 de fevereiro de 2012 - 
e mais ".

CONVENÇÃO RAMSAR

A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, chamado de Convenção Ramsar, é um tratado intergovernamental que estabelece o quadro de acção nacional e cooperação internacional para a conservação e uso racional de zonas úmidas e seus recursos.


A Convenção de Ramsar trata de Zonas Úmidas e foi assinada na cidade de Ramsar, no Irã, em 2 de fevereiro de 1971. 

Atualmente são conhecidas e reconhecidas, em âmbito mundial, 1.556 zonas úmidas[1] ou Sítios Ramsar, dentre os quais a maior zona úmida continental do planeta: o Pantanal Brasileiro.

As funções ecológicas das zonas úmidas são fundamentais como reguladoras dos regimes de água e como berço de flora e fauna características, além de ser habitat especial de aves aquáticas.

No artigo 5º da Convenção de Ramsar está consignado que “as Partes Contratantes consultar-se-ão mutuamente sobre a execução das obrigações decorrentes desta Convenção, principalmente no caso de uma zona úmida se estender sobre territórios de mais de uma Parte Contratante ou no caso em que a bacia hidrográfica seja compartilhada pelas Partes Contratantes. Deverão ao mesmo tempo empreender esforços no sentido de coordenar e apoiar políticas e regulamentos atuais e futuros relativos à conservação de zonas úmidas e à sua flora e fauna.”

Campos Inundaveis em São Bento/MA(Foto: arquivo Fórum Carajas)

ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS
SUPERINTENDENCIA DE DESENVOLVIMENTO E ED. AMBIENTAL


Semana Maranhense das Zonas Úmidas

No dia 02 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial das Zonas Úmidas, estabelecido pela convenção de RAMSAR através de um tratado intergovernamental sobre Zonas Úmidas que envolve mais de 150 países membros, onde o Brasil é detentor em seu território de 11 dessas áreas, sendo 3 delas situadas dentro do Estado do Maranhão.

As zonas úmidas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo ainda papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas rurais e urbanas. 

As áreas úmidas são social e economicamente insubstituíveis, ainda, por conter inundações, permitir a recarga de aquíferos, reter nutrientes, purificar a água e proteger zonas costeiras. O colapso desses serviços, decorrente da destruição das zonas úmidas, pode resultar em desastres ambientais com elevados custos em termos de vidas humanas e em termos econômicos. Os ambientes úmidos também cumprem um papel vital no processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, já que muitos desses ambientes são grandes reservatórios de carbono.

Os 3 Sítios Ramsar localizados no Estado são: a Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense e o Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís. As características que foram levadas em consideração para que estes locais fossem eleitos desde a década de 1990 como Sítios foram as seguintes: 1) para a APA das Reentrâncias Maranhenses: a grande extensão e estado de conservação do manguezal e a alta diversidade de aves migratórias; 2) para a APA da Baixada Maranhense: a presença de campos inundáveis periodicamente e a alta diversidade de aves migratórias; 3) para o Parcel de Manuel Luís: o fato do mesmo ser o maior recife de Corais da América do Sul.

A proposta é realizar a Semana Maranhense das Zonas Úmidas, no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, nos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.O principal objetivo é divulgar a importância das zonas úmidas para o estado do Maranhão. Durante a Semana serão realizados Ciclos de Palestras nos quatro municípios, com uma temática central sobre Sítios Ramsar e temáticas contextualizadas com a realidade de cada município (Recursos Pesqueiros, Manguezais, Recursos Hídricos e Populações Tradicionais). 

Neste sentido, solicitamos a contribuição e participação de todos os membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão -CIEA-MA e demais parceiros, no sentido de aperfeiçoar esta proposta buscando sensibilizar a população sobre a importância da conservação desses ambientes.

Aguardamos as contribuições e contamos com a participação de todos.

Atenciosamente
Eliane Abreu Alhadef
Coordenadora da CIEA-MA/SEMA

CONHEÇA MAIS SOBRE AS  ZONAS ÚMIDAS DO BRASIL



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br