Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2011

IBAMA PROIBE A CAPTURA DE CARANGUEJOS NA "ANDADA", NO ESPÍRITO SANTO

Andada dos caranguejos do ES - (Divulgação PMV)


Proibida cata do caranguejo durante o período de andada no Espírito Santo

Foi publicada na segunda-feira, 17/01, a Instrução Normativa 02 de 2011, dos Ministérios de Aquicultura e Pesca e Meio Ambiente, que oficializa os períodos de andada do caranguejo no estado do Espírito Santo, épocas em que os caranguejos se reproduzem e, por isso, sua cata e comercialização ficam proibidas.

Os períodos são de 18 a 24 de janeiro, de 17 a 23 de fevereiro, de 18 a 24 de março e de 17 a 23 de abril.

O Período de Andada é assim conhecido pois os caranguejos transitam pelos mangues com mais intensidade, o que os torna presas fáceis e sua cata se torna predatória para os estoques naturais da espécie.

Diferente do defeso, onde os caranguejos trocam sua carapaça e a proibição de sua cata é contínua, a andada tem sua proibição intercalada. Durante os períodos da andada, a IN 02/11 não possui previsão de declaração de estoques.

Pescadores, catadores, peixarias, restaurantes ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, não podem possuir o crustáceo em seus estoques. (Fonte: Ibama)/ AMBIENTE BRASIL

SAIBA MAIS

Andada do caranguejo-uçá começa dia 18 e terá ação integrada entre municípios

Nesse período fica proibida a cata do caranguejo


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br