Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de fevereiro de 2011

BIÓLOGOS BRASILEIROS AJUDAM A BATIZAR PERIGOSA ÁGUA VIVA

Água viva 
Tamoya ohboya




Concurso na internet batiza perigosa espécie de água-viva


O corpo em forma de cubo translúcido é elegante, os tentáculos com listras alaranjadas chamam a atenção. Mas não é nada aconselhável se aproximar da água-viva Tamoya ohboya, que acaba de receber oficialmente seu nome científico.
Dois dos “padrinhos” são os biólogos brasileiros Antonio Marques e André Morandini, do Departamento de Zoologia da USP.
Eles e colegas americanos publicam na revista científica “Zootaxa” a descrição do bicho, que vive no Caribe e causa dor forte e lesões na pele de quem a toca.
A descoberta virou uma oportunidade para fazer o público participar do desafio de batizar uma espécie nova. “Nossa ideia era popularizar o procedimento”, contou Marques à Folha.
Para o povo – Para isso, a equipe convidou as pessoas a sugerirem nomes científicos para o invertebrado marinho no site “Ano da Ciência de 2009″, nesse ano.
Os internautas submeteram mais de 300 nomes ao site, reduzidos pelos cientistas para uma lista dos sete mais interessantes, que então passaram pelo crivo de uma votação na internet.
“O nome que ganhou eu particularmente não apreciei, mas tinha de aceitar, né?”, brinca Marques.
Como o nome do gênero do bicho, o Tamoya, já era conhecido (há outra medusa do gênero, a T. haplonema, na costa do Brasil), a escolha foi só para o nome da espécie.
O vencedor foi ohboya, de “Oh boy!” (algo como “Ih, rapaz!”), exclamação ligada tanto à beleza quanto ao perigo representado pelo animal. “Para mim soa excessivamente gringo”, diz o biólogo.
T. ohboya é relativamente rara e parece ser uma criatura solitária, de hábitos diurnos, embora haja incerteza sobre seu estilo de vida.
Ela se diferencia de seus parentes próximos pelas faixas castanhas e alaranjadas nos tentáculos e pela estrutura de seus nematocistos, o órgão responsável pela “picada”. “É a seringa da medusa”, compara Marques. (Fonte: Reinaldo José Lopes/ Folha.com)/AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br