Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2011

PROTESTO EM BLUMENAU POR FALTA DE ÁGUA E ENERGIA NAS COMUNIDADES



BLUMENAU - COMUNIDADES UNIDAS RESOLVEM PROTESTAR E FAZER PASSEATA.

Hoje pela manhã, duas comunidades de Blumenau fizeram passeata nas ruas de Blumenau,  protestando e reinvindicando a forma pela qual o gestor vem tratando os moradores em areas de risco. segundo a Coordenadora da UNIBLAM (União Blumenauense de Associações de Moradores e Entidades Afins) a Sra. Ivone Gnewuck que participou juntamente com o forum dos movimentos sociais apoiando essas familias em suas reinvindicações informou que foram 95 familias que foram solicitar ao prefeito a religação de agua e energia eletrica, e também o mais grave que paracem as ameaças de despejos dos moradores das areas de risco pela defesa civil.

Também a UNIBLAM empetrou processo junto ao ministério público solicitando a este a intermediação também pela mesma causa das duas comunidades acima, sendo esta uma moradora do bairro ribeirão fresco na localidade do morro da garuva, onde a mesma sofreu ameaças de corte de auxilios sociais, despejo e ameaças de perda das crianças pela secretaria de ação social da prefeitura caso não saissem da morada que fica ao lado de um ribeirão, neste caso o engraçado é que apenas ela sofreu este tipo de pressão.

A UNIBLAM como apoiadora das causas sociais vê com muita preocupação o tratamento dado pelo poder publico a estas familias, o que causou revolta imediata nestas comunidades.

Com o abacaxi na mão a prefeitura informou que não vai tirar ninguem de suas casas, mas solicitou que as moradias que foram marcadas e identificadas como areas de riscos não fossem retiradas estas marcas, pois elas sofreram acompanhamentos futuros segundo o secretario da defesa civil.

Esperamos que o poder publico crie melhores estratégias de retiradas das familias de area de risco e não ponha a corraça na frente dos bois, quando falamos em retirada  temos que planejar e pensar no todo, ou seja analisar caso a caso e projetar ações cronológicas  dando tempo para a familia e o poder publico para tomarem providências amigaveis onde ambas as partes cumprissem seus deveres e as familias obtivessem um novo lar em lugar seguro.

Tanto se falava ou fala, em quem mora em area de risco tem que sair ou ser retirado a força, pois bem,  esta comunidade hoje fez o enfrentamento público somando força se unindo em familias e com os movimentos socias apoiando-as mostrando que a coisa é muito mais séria que qualquer um de nós possa pensar, existe naqueles locais toda uma história de vida daquelas familias, amigos, investimentos nas casas trabalho de uma vida inteira, e jamais uma ação do poder público poderá ser excludente, ou seja saiam se não vamos retirar seus filhos e leva-los ao juiz; Jamais se consegue algo das pessoas tirando delas o bem mais precioso ou ameaçando-os é lamentável.

O poderes existentes, a mída, para dar proteção ao poder público falou em alto e bom som "QUEM VAI SE RESPONSABILIZAR POR AQUELAS FAMILIAS SE ALGO ACONTECER NOVAMENTE", R.: "todos sabem que é o próprio cidadão que lá se encontra". Hora, todos sabemos que quando os poderes levam uma rasteira, eles devem explicações a sociedade "rica" ou em melhor condição de vida, vamos dizer assim, e assim o fizeram e vão fazer até o dia em que eles cairão.

Nós lideres comunitários ja previamos tal situação, mas achavamos que o poder público não iria cometer este grave erro em massa, infelizmente pecou pela desorganização e estratégia, ou ao contrário que possa se pensar do acontecido de hoje o poder público vai dizer "NÓS TENTAMOS TIRAR VOCÊS DE LÁ MAS NÃO QUISERAM".

 Nenhum ser humano é tão burro que não sabe o que é risco, mas as condições impostas pela sociedade atual totalmente individualista e capitalista fazem com que diariamente familias sejam jogadas ou forçadas ou como ultimo recurso irem para estas areas de risco, por que o planejamento do governo ano após ano não prevê crescimento populacional adequado para atender  aos cidadãos e suas famílias.

A Mãe natureza esta reagindo também a uma transformação planetária e não sabemos a fórmula para resolver tal situação e até lá é preciso que todos usem do bom senso, de bondade, a amizade para transformar uma situação de tristeza em uma situação de prosperidade e amizade entre as comunidades e tornar a vidas das pessoas mais alegre e feliz.

Abcs a todos

Heriberto Eliziario Bailer - ARCA DE NOÉ NING
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br