Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2011

ÁGUAS DO CERRADO SÃO FUNDAMENTAIS PARA OS RIOS BRASILEIROS




Chapada dos Veadeiros em Goiás - Foto por drum&humm


Dia Mundial da Água: Cerrado, berço das águas brasileiras


Fonte: Embrapa

"Das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras, oito recebem contribuição hídrica do Cerrado."

Especialmente nesta terça-feira (22), em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a atenção de todo o planeta está voltada para a questão dos recursos hídricos. Não há mais dúvidas da crescente necessidade de água, da limitação dos recursos hídricos, dos conflitos entre alguns usos e da importância do consumo consciente. No Brasil, a região do Cerrado se destaca do ponto de vista hidrológico e ambiental. Afinal oito das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras recebem contribuição hídrica deste bioma.
 
Para a manutenção dos processos de produção e distribuição de água pelos rios do Brasil é fundamental a adequada gestão dos solos e dos recursos hídricos do Cerrado e a preservação de suas nascentes. A avaliação é do pesquisador Jorge Werneck Lima, da Embrapa Cerrados - unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada em Planaltina-DF.

"A sua posição estratégica (Planalto Central) e as características dos seus solos e clima fazem com que o Cerrado funcione como um reservatório que guarda as águas das chuvas e as distribui por grande parte do país e pela América do Sul. Vários rios importantes recebem água do Cerrado", explica Lima. Justamente por isso, como ressalta o pesquisador, danos nessas regiões de nascentes podem ser propagados por grandes extensões do país. Em alguns casos, a participação do Cerrado corresponde a mais de 100% do volume total de água gerado nas bacias para as quais contribui. Na bacia do Paraguai, que engloba o Pantanal, a participação é de 136%. Outras bacias que possuem grande parte de sua vazão gerada no Cerrado são Parnaíba (106%), São Francisco (94%), Tocantins/Araguaia (70%) e Paraná (50%).
 
Uso racional - As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados têm o objetivo de aumentar o conhecimento sobre como funcionam os processos hidrológicos (infiltração, escoamento, vazão, qualidade da água) e suas relações com as atividades desenvolvidas pelo homem, tais como, agricultura e pecuária. Ou seja, os pesquisadores buscam avaliar de que forma essas atividades podem impactar "positiva ou negativamente" na quantidade e na qualidade do recursos hídricos do bioma Cerrado.

Muitas das pesquisas visam estimular o uso racional dos recursos hídricos na agricultura. Entre elas, é possível destacar os trabalhos sobre manejo de irrigação, os que compatibilizam a demanda hídrica para atividades agrícolas com a oferta de água das bacias hidrográficas, os que incentivam o uso racional de insumos agrícolas para evitar a contaminação dos recursos hídricos e a adoção de boas práticas agrícolas que minimizem os processos erosivos e o assoreamento dos rios.

Algumas tecnologias geradas pela Embrapa Cerrados podem subsidiar o uso racional da água em atividades agrícolas. Como, por exemplo, a aplicação de modelos hidrológicos/ambientais, que são importantes ferramentas de suporte a decisão para ações de gestão territorial e de recursos hídricos, e o zoneamento econômico ecológico para definição de áreas de aptidão agrícola ou destinadas à conservação. Outras orientações fundamentais são a manutenção da cobertura do solo com adoção do sistema de plantio direto, boa construção de terraços e implantação do sistema integração-lavoura-pecuária-floresta.

Declaração da ONU - O Dia Mundial da Água foi instituido, em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar sobre a escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema. Para isso, a ONU elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Entre seus artigos, o documento destaca que o futuro do planeta depende da preservação da água e de seus ciclos (art.4º) e que a gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social (art.9º). Fonte: Instituto GeoDireito

LEIA MAIS

O poder do bioma Cerrado – Suas águas


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br