Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de março de 2011

CANTINHO LITERÁRIO: " LIVRO DIGITAL" - PLÍNIO TOMAZ


Livro Digital
Quando você vai a uma livraria compra um livro em papel, escolhe, paga e vai embora. Mas existe o livro digital ou eletrônico, que podemos achá-lo procurando pelo título no Google. Damos um download e temos gratuitamente (free) no nosso microcomputador um livro digital. Geralmente é feito em acrobat reader que é mais compacto, não havendo necessidade de descompactá-lo.
Escrevi seis livros em papel e doze digitais e, no futuro, grande partes dos livros serão digitais.
Existem livros cujos assuntos já foram debatidos e aceitos por toda a comunidade especializada e se tornam um state of art. Livros de matemática, física, etc são geralmente um “state of art”, ou seja “o estado da arte”.. Um romance de Machado de Assis, por exemplo, é um state of art e nunca será modificado ou atualizado. Nunca saberemos realmente se a Capitu traiu ou não o Bentinho no livro Dom Casmurro. Apesar de o livro ser traduzido em mais de 30 línguas sempre continuará o mesmo.
Mas isto não acontece nos livros que tratam de engenharia ambiental e manejo de águas pluviais, pois sempre está aparecendo coisas novas, mais pesquisas e o livro necessita ser atualizado. Devido a isto é que compramos sempre uma edição mais atualizada de livros clássicos de tratamento de água e esgotos sanitários.
Nos livros de engenharia ambiental e manejo de águas pluviais as mudanças são tantas, que no término de um livro o mesmo já está velho e precisa de atualização. Esta atualização pode ser feita rotineiramente quando se considera o livro digital.
No futuro as Universidades terão cerca de 70% de livros digitais ou livros digitais escaneados. Os professores escreverão livros digitais e todos terão acesso gratuitamente.
Quanto ao problema de se economizar papel é complicado. Pessoalmente não consigo ler mais que 10 páginas no monitor e imprimo para ler com cuidado, fazer anotações e guardar. Fiz teste com os meus netos e eles preferem o livro em papel ou imprimem.
Há alguns anos o autor do livro “O alquimista”, Paulo Coelho resolveu deixar por uns 3 meses todos os seus livros em papel, em livros digitais disponíveis gratuitamente.
Os editores reclamaram que iria acabar a venda, mas apesar dos livros terem sido baixados eletronicamente, as vendas continuaram a mesma.
Confio no sucesso dos livros digitais nas áreas das ciências que estão em desenvolvimento.


Engenheiro Civil Plinio Tomaz
Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos


Dr. Plínio Tomaz, nasceu em Guarulhos e estudou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, formando-se em Engenharia Civil. Pertence ao quadro da AWWA (American Water Works Association), da IWSA (Internacional Water Service Association), da QWA (Water Quality Association). É autor de best sellers como: Economia da Água – para empresas e residências; Conservação da Água; Previsão de consumo de água; Cálculos hidrológicos e hidráulicos para obras municipais e Aproveitamento de água de chuva.


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br