Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2011

IMPASSE ENTRE USINAS DE SANTO ANTÔNIO E JIRAU QUE BRIGAM PELAS ÁGUAS DO RIO MADEIRA


Usinas de Santo Antônio e Jirau disputam água do Rio Madeira

Ministério de Minas e Energia vai resolver impasse entre Jirau e Santo Antônio
Publicado em março 3, 2011 por HC

Usinas. Obras de Jirau, em Rondônia: empreendimento disputa potencial do Rio Madeira com a hidrelétrica de Santo Antônio. Foto: Andre Dusek/AE-13/8/2010
Usinas. Obras de Jirau, em Rondônia: empreendimento disputa potencial do Rio Madeira com a hidrelétrica de Santo Antônio. Foto: Andre Dusek/AE-13/8/2010
O governo terá de resolver a disputa entre as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), sobre o aumento da potência de geração das duas usinas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ontem elevar o nível de água do reservatório de Santo Antônio, medida que pode inviabilizar a proposta dos sócios de Jirau de incluir mais seis turbinas. Caberá ao Ministério de Minas e Energia resolver o impasse. Reportagem de Renato Andrade e Karla Mendes, em O Estado de S.Paulo.
Os sócios das usinas apresentaram à Aneel propostas de elevação do potencial de geração de eletricidade dos dois empreendimentos. Como as hidrelétricas serão construídas no mesmo rio, a elevação do nível de água represada por Santo Antônio afetará a capacidade de aumento de geração de Jirau, que fica na parte superior do Rio Madeira.
A elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio foi autorizada porque sem isso a usina não teria como entregar a energia acertada no contrato de concessão, assinado em 2008. “Com um nível de água mais baixo, perderíamos de 70 a 80 megawatts de energia”, disse Ricardo Barbi Costa, diretor comercial da Santo Antônio Energia.
A elevação foi pedida depois que foi identificado um erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cálculo de um indicador que baliza o nível de água do reservatório.
A capacidade da hidrelétrica de Santo Antônio será de 3.150 megawatts (MW) de energia, com geração média de 2.140 MW. A usina é controlada por Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez, Cemig, Banif e o fundo de investimento do FGTS. Jirau produzirá um máximo de 3.450 MW e é controlada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), grupo que reúne GDF Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf.
Pelas estimativas do executivo de Santo Antônio, o Ministério de Minas e Energia deve levar de dois a três meses para analisar os pedidos de aumento de potência das usinas, levando em conta a decisão de ontem da Aneel.
Porém, o diretor-presidente da ESBR, Victor Paranhos, não quer esperar tanto. Segundo ele, cabe aos sócios das usinas buscarem uma solução “amigável”. Pelos cálculos de Paranhos, a mudança aprovada pela Aneel reduz o potencial de ampliação da geração da hidrelétrica, o que poderia representar perda de receita adicional de cerca de R$ 35 milhões por ano.
EcoDebate, 03/03/2011
Os nossos leitores gostaram igualmente de
ENVIADO PELO COLABORADOR:  João Suassuna

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br