Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de março de 2011

MEIO AMBIENTE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS - CAMPANHA "A ÁGUA É NOSSA"



Meio Ambiente definirá pauta de trabalho na próxima quarta

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai votar na próxima quarta-feira (16) sua pauta de trabalho para 2011. Entre os itens incluídos na proposta do presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), estão a realização de audiências públicas, seminários e lançamentos de campanhas.
Código Florestal 

Dep. Cherini: A comissão vai se empenhar na campanha "A Água é Nossa"

Na opinião de Cherini, no entanto, o grande assunto do ano é a votação do novo Código Florestal (PL 1876/99 e apensados). Ele cita entre os desafios os problemas climáticos e a diferenciação no Brasil entre os estados. “Temos estados que preservam a natureza e têm facilidade para isso e tem outros estados, como aqui no Rio Grande do Sul, que hoje têm uma agricultura extremamente forte e já diminuiu sua área verde, sua área de preservação ambiental. Por isso, nos preocupa muito essa definição do Código Florestal."
Datas comemorativas

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, são destaques no programa apresentado pelo presidente da comissão. Na audiência comemorativa do dia 22 está prevista a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.
Já a extensa programação do Dia do Meio Ambiente inclui o lançamento da campanha "A água é nossa". “Na medida em que nós preservarmos os rios, as nascentes, nós vamos ter uma água com qualidade”, enfatiza o deputado.
Cherini acrescenta que a comissão estará empenhada na divulgação da campanha 'A água é nossa', nos moldes da campanha "o petróleo é nosso". “Temos que levantar essa bandeira agora: a água é nossa, vamos preservá-la, vamos cuidá-la porque água é vida."
Entre os temas a serem debatidos nas audiências públicas durante 2011 também estão questões relacionadas ao pré-sal. O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina., ao uso de agrotóxicos, poluição do solo, educação ambiental, energia nuclear e às chamadas energias limpas, como a solar, eólica, das marés e de biocombustíveis.
Qualquer produto usado como fonte de energia produzido a partir de biomassa renovável (aproveitamento de lixo ou resíduos de processos industriais). Por ser biodegradável, atóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico. O biodiesel, por exemplo, é um aditivo para motores de combustão interna com ignição por compressão, derivado de fontes renováveis, como soja e mamona. Ele pode ser usado puro ou misturado com o diesel mineral, em qualquer proporção. Outro exemplo de biocombustível é o etanol..

Íntegra da proposta:

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara 
Edição - Regina Céli Assumpção



III FÓRUM DAS ÁGUAS DE MANAUS


Queridos amigos, estou organizando em parceria com os deputados estaduais Conceição Sampaio e Marcelo Ramos, o III Fórum das Águas. O evento será realizado, dia 31 de março,a partir das 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, antigo CEFET. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo endereço eletrônico -www.forumdasaguasdemanaus.com.br. Vamos nos mobilizar!!!!!!


Deputada Rebecca Garcia 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br