Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de março de 2011

NOVAS POSTAGENS DA SEMANA 28 MAR/02 ABR





PARA FICAR BEM INFORMADO SOBRE
NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS DO BRASIL:

"COMO A BLOGGER SÓ MOSTRA 05 POSTAGENS, ACESSE AS OUTRAS CLICANDO NAS MANCHETES, AQUI"



  • COMBATENDO A DENGUE COM BORRA DE CAFÉ - CIENTÍFICO E EFICIENTE

  •     O mosquito Aedes aegypti pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de Coleta de Água dos Vasos, nos xaxins, prato dentro das folhas das bromélias, etc 
    Quem descobriu o efeito anti- Aedes, da borra foi uma cientista paulista, a Bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Universidade Estadual de São Paulo, campus de São José do Rio Preto, Durante uma pesquisa da sua tese de mestrado - orientada pelo professor Hermione Bicudo. 

  • DIGA NÃO À DEGRADAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

  •    Águas e florestas em perigo! O Código Florestal, lei que protege o patrimônio natural brasileiro, está sob grave ameaça. Tramita no congresso uma proposta de reformulação incoerente e sem base científica, movida por interesses retrógrados.

  •   Se aprovada, milhões de hectares onde deveria ser protegida a vegetação nativa estarão livres para o desmatamento.



  • III CURSO DE ECOLOGIA DE CAMPOS E BIOLOGIA MARINHA 




  • ACONTECE NA ILHA GRANDE - 
    A Associação Água Marinha vem informar que estará realizando nos dias 08,09 e 10 de abril de 2011 em Abraão, o III Curso de ecologia de Campo e Biologia Marinha na Ilha Grande. O curso será ministrado 80% nos ambientes de floresta e marinho e 20% no auditório do Parque Estadual da ILha Grande-INEA, além de serem realizadas visitas a três projetos de uso sustentável dos recursos naturais.


  • NINGUÉM ENXERGA, NINGUÉM PREVÊ, NINGUÉM QUESTIONA ...

  • INSTALAÇÕES NUCLEARES EM LOCAIS IMPROVÁVEIS
    É instigante como ainda não apareceu ninguém que questionasse a pertinência de cidades praticamente ao nível do mar e instalações nucleares praticamente litorâneas em uma costa tão conhecidamente ameaçada por terremotos e tsunamis.


  • SCHWARZENEGGER SE DIZ CONTRA CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE...

  • O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, se juntou ao diretor James Cameron na luta contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Na abertura do Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece em Manaus até sábado, Schwarzenegger afirmou que a água é uma fonte "fantástica" de energia, mas que "a construção de barragens, com o consequente desalojamento de pessoas e animais, não é sustentável".


  • REDE DE SISMÓGRAFOS SERÁ INSTALADA EM TORNO DE ITAIPU...

  • O laboratório de eletromecânica da hidrelétrica binacional de Itaipu iniciou nesta semana os testes de novos equipamentos para as sete estações sismográficas que rodeiam a usina. As máquinas, compradas no final do ano passado, terão a implantação acompanhada por uma equipe da Universidade de Brasília (UnB).

  • TRABALHADORES PARALISAM NOVA OBRA DO PAC - USINA S...

  • Depois dos protestos de operários na Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO), que paralisaram as obras na semana passada, os trabalhos na Usina Hidrelétrica São Domingos, no município de Água Clara (MS), também estão parados por causa de um tumulto que começou nessa sexta-feira com uma briga no canteiro.

  • SOBE O NÍVEL DOS RIOS NO RS - DEFESA CIVIL EM ALERTA 

  • A chuva deste final de semana provocou aumento no nível dos rios e deixou em alerta autoridades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em todo o Estado. Confira os transtornos registrados em todas as regiões.
  • MUDANÇAS DO CÓDIGO FLORESTAL SERÃO NOCIVAS ÀS ÁGUA...

  • Especialistas criticam mudanças nas metragens de mata ciliar em áreas de proteção.

    As alterações propostas pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) no Código Florestal são nocivas às águas e mananciais do País e podem prejudicar o fornecimento nos próximos anos.

  • USINA DE CONFUSÕES - PINTOU SUJEIRA EM ANGRA

  • Governo demite toda a diretoria da CNEN após descobrir que reatores atômicos operam sem licenças e que Angra 2 não tem autorização definitiva para operar.


  • SOS CANASVIEIRAS (SC) - CORRIGINDO NOTÍCIAS E INVE...

  • O grupo "SOS Canasvieiras" foi formado por moradores indignados com o distrato das autoridades  com as condições atuais desse Balneário, que ainda é o mais importante da ilha, na recepção de turistas.
    Cansados dos discursos  das autoridades que somente se interessam em prometer providencias antes das eleições  - e simplesmente desaparecem na hora de executá-las, resolveram tomar iniciativas concretas para exigir o que lhes é de direito.


  • AS MARAVILHOSAS, MAS MALTRATADAS ÁGUAS DO BRASIL

  • No Brasil, das águas que se encontram na superfície, 68% estão na região Norte (que representa 45,3% do território nacional, onde vivem 6,98% da população brasileira), 3,3% estão no Nordeste (18,3% do território e 28,91% da população), 15,7% estão no Centro-Oeste (18,8% do território e 6,41% da população), 6% estão no Sudeste (10,8% do território e 42,65% da população) e outros 6,5% estão na região Sul (6,8% do território e 15,5% da população).
  • SOS AQUÍFERO PIRANEMA - SEROPÉDICA (RJ)

  • Numa época em que o assunto mais discutido é o que podemos fazer para proteger nosso meio ambiente e consequentemente o pouco  de água potável existente no planeta, é impossível aceitar a decisão das autoridades do Rio de Janeiro que querem permitir a instalação de um Aterro Sanitário em cima de um reservatório de Água, o Aqüífero Piranema, no município de Seropédica, aos fundos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

  • CARTA ABERTA DE DOM ERWIM KRAUTLER: "BELO MONTE - ...

  • "Alertamos a sociedade nacional e internacional que Belo Monte está sendo alicerçada na ilegalidade e na negação de diálogo com as populações atingidas, correndo o risco de ser construída sob o império da força armada, a exemplo do que vem ocorrendo com a Transposição das águas do rio São Francisco, no nordeste do país", denuncia D.Erwin Kräutler, bispo do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário - CIMI, em Carta aberta à Opinião Pública Nacional e Internacional, divulgada ontem, 25-03-2011

  • LEI DA BILLINGS (SP) FICA SÓ NO PAPEL - SOS REPRES...

  • A lei específica da Billings, nº 639/ 2008, aprovada com alarde pela Assembleia Legislativa de São Paulo em junho de 2009 e regulamentada pelo então governador José Serra (PSDB) em janeiro de 2010, completou um ano sem resultados palpáveis ou perceptíveis à população que vive no entorno da represa.

  • REGIÃO DO ABC BUSCA NOVOS MANANCIAIS PARA PRODUÇÃO...

  • Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema precisarão, até 2015, de novo manancial para produção de água ou poderão começar a ter problemas de abastecimento caso a capacidade das fontes não seja estendida.
    O alerta foi dado ontem pelo Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água, da ANA (Agência Nacional de Águas), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

  • PREFEITO DE CURITIBA/PR ANUNCIA PROJETO PARA RECUP...

  •    Um projeto para despoluir os Rios Uvu e Belém, foi anunciado pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), por volta das 11h na terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água. O projeto será realizado pela prefeitura da cidade em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O Rio Uvu é um dos principais afluentes da bacia do Rio Barigui. O Rio Belém passa pelos principais pontos da capital, como Palácio Iguaçu, Av. Cândido de Abreu e Centro Cívico.


  • ACESSO À ÁGUA POTÁVEL AINDA É UM GRANDE DESAFIO

  • O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte das populações do mundo. Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo – rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve – a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos varia bastante.
    Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) identificou países em que a demanda por água excede a oferta natural do recurso. Segundo a organização, os países onde isso acontece fazem maior pressão sobre as fontes de água doce.No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.

    O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental realizarão no dia 30 de março, em São Paulo, o workshop Chuvas de verão: Importância da Geologia na prevenção de desastres naturais.
    O evento debaterá a importância do conhecimento geológico na redução dos desastres naturais relacionados a escorregamentos e inundações, fenômenos naturais que fazem parte do cotidiano da população brasileira e que são passíveis de serem previstos.


    DESCRUZE OS BRAÇOS E ENTRE NESTA LUTA:



    BLOG SOS RIOS DO BRASIL
    ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
    Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
    Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

    Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

    ....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

    COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
    No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
    AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

    E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br