Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de março de 2011

SETE SEMANAS PARA A ÁGUA ANALISA "A ÁGUA, OS CONFLITOS E A PAZ JUSTA" NA REDA




9/3/2011
 
Água é tema de reflexão na Quaresma
 
O acesso à água na Terra Santa, na Nigéria, na Guatemala estarão no foco das reflexões das Sete Semanas para a Água, que começou na segunda-feira, 7, e se estenderá pelo tempo da Quaresma. O tema deste ano analisa “A água, os conflitos e a paz justa”.


“Escolhemos esse tema por causa da importância da água para comunidades e igrejas do mundo”, disse a coordenadora da Rede Ecumênica da Água (Reda), MaikeGorsboth


O tema leva ao exame dos vínculos entre o acesso à água, as lutas pela água e a construção de uma paz justa.


A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 08-03-2011.
O tema geral será desdobrado em sete subtemas, um para cada semana: A mercantilização da água, mulheres água e violência, o conflito da água na Terra Santa, refugiados climáticos, petróleo e água na Nigéria, água para os sem-terra da Guatemala, terra e água.


O livro do Êxodo fornece as imagens para as reflexões sobre os conflitos relacionados com a água e o petróleo, preparadas pelo diretor do Instituto de Igreja e Sociedade do Conselho Cristão da Nigéria, reverendo Ezekiel Babatunde.


O pastor luterano José Pilar Álvarez meditou sobre a função da fé para as comunidades que defendem seus meios de subsistência, e o padre copta Afrayem Elorshalimy analisou o conflito da água na Terra Santa.


Reda incentiva igrejas a celebrarem culto no Dia Mundial da Água, em 22 de março. A Rede é uma iniciativa de igrejas, organizações e movimentos que advogam a água como um direito humano e trabalha para promover o acesso à água por iniciativas comunitárias.


São vários os fatores que geram a crise, entre eles, o uso crescente e insustentável da água na agricultura e na indústria, desmatamento e erosão da terra, lixo, contaminação , crescimento populacional. A crise se agrava, contudo, pelos valores do sistema econômico, a diminuição do controle público-estatal sobre o abastecimento de água. A água é tratada como mercadoria, sujeita às condições de mercado. Fonte: Instituto Humanitas Unisinos
 

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br