Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2011

SOS REPRESA BILLINGS: "ESTADO NÃO CONVENCE SÃO BERNARDO SOBRE ESGOTO NA BILLINGS"



  • Bombeamento do Pinheiros para a Billings: poluição pode aumentar ainda mais. Foto: Luciano Vicioni


    Argumentos do Estado de SP por poluir a Billings não convence S.Bernardo do Campo/SP‏

Por: Claudia Mayara  (mayara@abcdmaior.com.br)

 

 
Secretário de Gestão Ambiental se reunirá, no próximo dia 10, com governo para discutir assunto

O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Gilberto Marson, não se convenceu com a resposta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado sobre a autorização dada à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) para implantar mais três bombas no rio Pinheiros que deverão auxiliar na reversão das águas poluídas para a represa Billings, nos dias de fortes chuvas, de modo a evitar enchentes na Capital. O Estado havia se comprometido em dar explicações sobre a situação, após as cobranças que o município fez sobre o caso em 8 de fevereiro. 

De acordo com Marson, o documento encaminhado explica que as bombas servirão apenas para aumentar a velocidade da água do rio Pinheiros para a Billings, sem aumentar a quantidade de água poluída despejada na represa. “Essa resposta não me convenceu. Agora quero saber que matemática é essa. Como é possível aumentar a velocidade, mas não o volume da água jogada na Billings?”, questionou o secretário. A próxima reunião entre o município e o Estado sobre o assunto está agendada para 10 de março. 

A Secretaria de Saneamento Estadual ainda informou no documento enviado ao secretário que a medida aumentará a confiabilidade e disponibilidade do sistema, em caso de quebra ou indisponibilidade de alguma unidade. “O que ficou claro é que a solução é apenas para uma parte da Capital. Até porque São Bernardo produz 30% da água que abastece a Região Metropolitana. O que significa que não é um bom negócio poluir a Billings”, ressaltou. 

Poluição - De acordo com Marson, se efetivada a implantação das novas bombas, sendo duas na Usina Elevatória de Traição e uma na Elevatória de Pedreira, o fluxo de bombeamento aumentará em mais de 200 m³ por segundo, o que ocasionará o consequente aumento da poluição na represa. “Com essas instalações, Traição passará de 395 m³ para 420 m³ por segundo e Pedreira de 280 m³ para 395 m³ no mesmo tempo”, esclareceu.
 
A ação, a ser realizada até 2013, foi divulgada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como uma das medidas para amenizar os alagamentos na Capital. De acordo com o governo, as bombas já foram encomendadas e custarão R$ 190 milhões aos cofres estaduais. Fonte: JORNAL ABCD MAIOR

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br